CI

Missão à Ásia e ao Oriente Médio busca ampliar mercados ao agronegócio gaúcho

Secretário Ernani Polo integra comitiva do Ministério da Agricultura


O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo, reuniu-se, nesta quarta-feira (31), com entidades representativas dos setores de carnes (bovina, suína e aves), leite e arroz. No encontro, recebeu pauta a ser apresentada na Missão Oficial à Ásia e ao Oriente Médio, de 4 a 16 de fevereiro, tendo como destino Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Malásia e Emirados Árabes Unidos.

O segmento de aves tem relação comercial com Arábia Saudita, Indonésia, Malásia e Coreia do Sul e vê possibilidade de aumentar as exportações para esses países, além de iniciar a prospecção de outros. O setor leiteiro solicita que Catar, Indonésia, Tailândia, Malásia e Coreia do Sul possam habilitar plantas brasileiras para exportação de derivados de produtos lácteos. Da mesma forma, o segmento de carne bovina prepara pauta para prospecção nesses países. Já há, especialmente na Coreia do Sul, consulta para importação de carne bovina enlatada.

Para o arroz, será levada solicitação para possível intercâmbio em pesquisa com Coreia do Sul, Indonésia e Singapura. Também para o setor orizícola há a perspectiva de importação, pela Indonésia, de 500 mil toneladas de arroz, em 2018. Outro ponto é a negociação comercial via Emirados Árabes, que atualmente consiste em um grande polo de entrada de produtos exportados para países africanos.

“Vamos apresentar o RS a esse mercado potencial, que soma mais de 355 milhões de habitantes, um número expressivo de pessoas que necessitam de alimento. Muitos desses países não têm produção agropecuária. Temos várias demandas listadas pelo agronegócio gaúcho que levaremos para adicionar aos pleitos que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento está preparando. Sem dúvida, é uma grande oportunidade para apresentar a qualidade dos produtos brasileiros, reforçar ações comerciais existentes e abrir novas frentes de comercialização. Além disso, vamos reforçar que estamos trabalhando no avanço de nosso status sanitário, para que o RS seja zona livre de aftosa sem vacinação, o que nos permitirá, em breve, ampliar ainda mais as exportações dos produtos de origem animal. Esperamos colher bons frutos nessa missão”, ressaltou o secretário Polo.

Estiveram presentes na reunião Rogério Kerber, do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos (Sips); Zilmar Moussale, do Sindicato da Indústria de Carnes e Devirados (Sicadergs); Darlan Palharini, do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados (Sindilat); Marcos Oderich, do Conselho da Agroindústria da Fiergs; Paulo Roberto da Silva, do BRDE; Victor Kayser, do Instituto Riograndense do Arroz (Irga); e Antônio Aguiar, da Seapi. A Associação Gaúcha de Avicultura enviou material com suas solicitações.

Sobre a missão

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE) organizam a Missão Oficial à Ásia e ao Oriente Médio. O secretário Ernani Polo vai integrar a comitiva, que será chefiada pelo secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki.

O objetivo é negociar a abertura de mercados para produtos do agronegócio brasileiro, bem como promover contatos comerciais e de investimentos entre empresários brasileiros e suas contrapartes.

O diretor do Departamento de Negociações Não Tarifárias, Alexandre Pontes; o diretor do Departamento de Promoção Internacional de Investimentos, Evaldo da Silva Júnior; e o coordenador-geral de Apoio Técnico Administrativo, Thiago Vinícius Pinheiro da Silva, também acompanham a missão.

Agenda

Dia 7 | Seul, Coreia do Sul - Reunião com o Ministério da Segurança Alimentar e Medicamentos (MFDS) e também com o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais (MAFRA).

Dia 8 - Encontro com investidores e importadores para tratar da intensificação do comércio.

Dia 9 | Singapura - Encontro com o embaixador do Brasil e com o CEO do serviço veterinário de Singapura, bem como reunião com investidores e Câmara de Comércio.

Dias 12 e 13 | Indonésia - Reuniões com ministros da Agricultura e do Comércio, com a estatal Bulog e com investidores.

Dia 14 | Kuala Lumpur, na Malásia - Audiência com embaixador brasileiro, com os ministros e vice-ministros do Departamento de Serviços Veterinários (DVS) e do Departamento de Desenvolvimento Islâmico.

Dia 15 | Dubai, nos Emirados Árabes - Encontro com o chefe do centro de segurança alimentar de Abu Dhabi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.