Agronegócio

Missão baiana vai à Europa e Ásia concretizar investimentos no agro

Missão baiana vai à Europa e Ásia concretizar acordos para investimentos na agropecuária
Por:
1508 acessos
Missão baiana vai à Europa e Ásia concretizar acordos para investimentos na agropecuária
 
Convidados pelo governo da província de Chongqing, uma das mais importantes da República Popular da China e Cidade Irmã da Bahia, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, e o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria da Agricultura (Seagri), Jairo Vaz, seguiram neste sábado (21) em viagem de trabalho para a China e Portugal, chefiando uma comitiva formada por 11 líderes de associações de produtores (que custeiam suas despesas), estando entre eles os prefeitos de Luis Eduardo Magalhães e de Barreiras. Em Chongqing, o secretário vai concretizar acertos iniciados desde 2011, em viagens anteriores, com indústrias têxteis chinesas para a implantação de uma indústria têxtil no Oeste baiano. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de algodão, com fios de alta qualidade, mas ainda não possui uma grande indústria processadora.

 
Na província de Chongqing, a comitiva baiana participa do Brazilian Day, evento promovido pelo Ministério de Relações Exteriores e pela embaixada do Brasil na China, e que pela primeira vez acontece fora do eixo Pequim/Xangai. Os baianos terão também rodadas de negociações com indústrias de fertilizantes, visando atrair investimentos para o Estado.
 
O primeiro destino da Comitiva é Portugal, onde, na cidade de Lisboa, serão assinados termos de cooperação técnica para transferência de conhecimentos e tecnologias agropecuárias adaptadas às pequenas e médias propriedades na Bahia, e um protocolo de intenções com a Indústria Queijo Saloio com o objetivo de instalar, em Alagoinhas, uma indústria de processamento de leite de vaca, cabra e ovelha, para produção de queijos especiais. As negociações entre o governo da Bahia e portugueses acontecem desde 2012 e, a partir desse período, missões bilaterais tem ocorrido entre os dois países.

 
Participam da comitiva o presidente da Câmara Portuguesa, Antônio Coradinho; o presidente da Associação dos Irrigantes da Bahia (Aiba), Júlio Busato; o vice-presidente da Aiba, Celestino Zanella; o diretor da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa); Luis Carlos Bergamaschi; o prefeito de Luiz Eduardo Magalhães, Humberto Santa Cruz; o prefeito de Barreiras, Antônio Henrique Moreira; o assessor técnico de Barreiras, Mário Assunção; o presidente da Pinheiro Zuttion Agropecuária, Célio Zuttion; o presidente do Sindicato do Leite (Sindileite), Paulo Cintra, e o deputado federal João Leão.
 
Leão segue com a comitiva a convite do grupo Chongqing Dragonfly, Oil, que já está construindo em Barreiras a indústria Universo Verde, para esmagar soja, com o objetivo de debater com o parlamentar investimento em infraestrutura, em especial na Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol).
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink