CI

Missão chilena visitará nove frigoríficos em Mato Grosso e exportação pode ser ampliada

Cuba e Bolívia também já confirmaram visitas sanitárias ao Brasil


Cuba e Bolívia também já confirmaram visitas sanitárias ao Brasil

Nove frigoríficos que processam carne bovina em Mato Grosso serão visitados em outubro por duas missões veterinárias do Chile para realização de inspeção sanitária. Até o fim deste ano estão estimadas mais 14 visitas ao país, que poderão ter o Estado que lidera o rebanho bovino brasileiro como destino. O anúncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ontem. Cuba e Bolívia também já confirmaram visitas sanitárias ao Brasil, mas ainda foi definido a localização dos frigoríficos que serão inspecionados.

As visitas técnicas têm o escopo de avaliar o serviço de inspeção federal e os controles efetuados pelos estabelecimentos em razão de eventual autorização de novas habilitações à exportação de carne bovina mato-grossense e de outras unidades da Federação, assim como revalidar os contratos já firmados. De acordo com o chefe da Divisão de Auditorias Internacionais do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Mapa, Fábio Coelho Corrêa de Araújo, quanto mais visitas técnicas forem recepcionadas pelo país, maior é a possibilidade de ampliação da exportação de produtos agropecuários e de consolidação do reconhecimento internacional da qualidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF) brasileiro.

Já o vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo/MT), Paulo Tadeu Bellincanta, desconfia que as 14 visitas técnicas sejam efetivadas em Mato Grosso, mas, expõe expectativa de que as visitas sejam efetivamente feitas ao Estado. Além de Mato Grosso, também serão visitados os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em Mato Grosso, as visitas devem ocorrer entre os 10 e 20 de outubro.

Os roteiros são sugeridos pelo Mapa, mas podem ser mudados a critério dos veterinários. Já entre os dias 15 de outubro e 24 de novembro, os cubanos vão visitar estabelecimentos de aves e suínos. Entre 21 de novembro e 2 de dezembro será a vez dos veterinários bolivianos inspecionarem criadouros e frigoríficos de aves, suínos e bovinos. 

No acumulado do ano até agosto, Mato Grosso já exportou US$ 839,412 milhões em carne bovina. O valor é 0,62% maior que em igual período do ano passado, quando foram US$ 834,219 milhões. Os valores gerados este ano decorrem de 281,706 mil toneladas de carne embarcadas, conforme as Estatísticas de Comércio Exterior do Agronegócio Brasileiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.