CI

Missão chinesa avaliará produção de suínos no RS


Missão chinesa chega no final desta semana a Brasília e, na segunda-feira, ao Rio Grande do Sul. A comitiva irá avaliar o sistema de inspeção brasileiro para habilitar indústrias a exportarem carne suína ao mercado chinês. Também haverá visita a uma unidade de abate de aves e uma de bovinos. O roteiro no Estado inclui a Cooperativa de Suinocultores de Encantado, em Encantado; a Doux Frangosul, de Caxias do Sul; o Frigorífico Mercosul, em Alegrete; a Alibem Comercial, de Santa Rosa; e a Avipal Alimentos, de Lajeado.

O diretor técnico do Mapa/RS, José Severo, acredita que a vinda dos chineses abre a possibilidade da habilitação de plantas. "Queremos o mercado deles, porque é muito grande", afirmou, acrescentando que os preços são equivalentes aos praticados no Brasil. "Mesmo assim, é importante escoar a produção para a China para dar sustentabilidade ao mercado interno." Atualmente, o Estado já exporta aves para a China. Depois do RS, os chineses vão para Santa Catarina.

Para o diretor executivo do Sips, Rogério Kerber, a expectativa em relação à China é forte. "É um mercado que se desconhece o potencial, uma vez que é o maior produtor e consumidor do mundo e que está se abrindo", avalia.

Ele acredita que o Estado está preparado para atender à demanda, e ressalta que, em 2007, o RS foi responsável por 295 mil toneladas das 606 mil t de carne suína exportadas pelo Brasil. "Isto demonstra que temos experiência, qualidade e organização de produção em condições de atender esse mercado."

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.