CI

Missão da OIE testa no Brasil novo sistema de gestão

Nova ferramenta terá maior precisão na verificação dos serviços veterinários


A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) escolheu o Brasil como área para a avaliação inicial de um novo sistema de gestão focado em resultados. Desde o dia 15 de março, três técnicos da organização estão no País para estudar a adoção da Performance Vision Strategy (PVS) – ou “Visão Estratégica de Desempenho” –, nova ferramenta de trabalho que permitirá acompanhar de forma mais precisa a evolução dos serviços veterinários. Em um segundo momento, o sistema seria estendido a outros países.

“O Brasil foi selecionado por causa da importância de sua produção e comercialização de animais e seus produtos”, explica o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jamil Gomes de Souza. “Os técnicos vieram conhecer nosso sistema veterinário e verificar no que ele difere das orientações da OIE, para propor alternativas de estruturação.”

A comitiva, que permanece no Brasil até o dia 26 de março, é chefiada pelo namíbio Herbert Schneider, que foi presidente da Associação Mundial de Médicos Veterinários e atualmente integra a Comissão Especializada da OIE. Participam, também, a mexicana Salomé Conoflan, epidemiologista que trabalha na representação da OIE nas Américas, e o veterinário mexicano Moisés Vargas Teran.

Desde a chegada ao Brasil, o grupo da OIE já se reuniu com o ministro interino do Mapa, Luís Gomes, e diretores das áreas de saúde animal. Visitou, no sábado, frigoríficos de Goiás, e até o dia 26 conhecerá unidades de produção no Paraná, em Pernambuco, Minas Gerais e Rondônia, bem como o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa, no Rio de Janeiro.

A missão tem reuniões previstas com associações de produtores e entidades de classe como a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o Conselho Federal de Medicina Veterinária e a Associação Brasileira da Indústria Exportadora de Carnes (Abiec). Também manterá encontro com pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais.

“O objetivo é medir o grau de participação e comprometimento dos diversos setores com a eficácia e a melhoria dos serviços veterinários”, comentou Souza. O resultado das visitas será apresentado ao Departamento de Saúde Animal em reunião marcada para dia 26 de março, em Brasília.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.