CI

Missão da Turquia conhece Programa de Diversificação em áreas de Tabaco

O objetivo e´ buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura


Uma delegação da Turquia foi enviada ao Brasil nesta terça-feira (26), pelo órgão de inspeção sanitária Tobacco and Alcohol Market Regulatory Authority (TAPDK) para conhecer as ações do Programa de Diversificação em Áreas Cultivadas com o Tabaco. O grupo se reuniu, em Brasília (DF), com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Anvisa).


O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF/DATER/MDA), Argileu Silva, explicou como o programa gera alternativas de renda aos fumicultores que optem pela diversificação do cultivo do fumo. “A nossa oferta é uma política pública que está consolidada em três pilares: a prestação dos serviços de assistência técnica e extensão rural, a oferta do crédito facilitado ao pequeno agricultor e a possibilidade de comercialização por meio de mercados institucionais”.

Visita a campo

A delegação composta por cinco representantes da Turquia vai visitar o Rio Grande do Sul de 27 a 29 (quarta a sexta-feira) para conhecer modelos de propriedades diversificadas por agricultores. No município de Dom Feliciano será apresentado o projeto de diversificação de um agricultor familiar, ex-produtor de fumo que hoje planta olerícolas e vende para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em São Lourenço do Sul (RS) e Pelotas (RS), a missão conhecerá cooperativas e grupos de agricultores que recebem o apoio de projetos de diversificação para produção de leite e viticultura financiados pelo MDA.

Estiveram presentes na reunião a técnica responsável pelo Programa de Diversificação da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Christianne Belinzoni, e a representante da Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro (Anvisa/RJ), Ana Claúdia Bastos de Andrade .


Programa de Diversificação

O Programa Nacional de Diversificac¸a~o em A´reas Cultivadas com Tabaco e´ uma das ac¸o~es implementadas pelo Governo Federal desde 2005, ano em que o Brasil tornou-se signata´rio da Convenc¸a~o-Quadro para o Controle do Tabaco, desenvolvida pela Organizac¸a~o Mundial da Sau´de (OMS). O objetivo e´ buscar alternativas produtivas e geradoras de renda na fumicultura, com foco na qualidade de vida e na sustentabilidade econo^mica, social, ambiental e cultural entre as fami´lias agricultoras.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.