CI

Missão define local para unidade de processamento em Moçambique

A unidade será um centro de treinamento para processamento de produtos vegetais


Após missão diagnóstica a Moçambique, enviada de 21 de fevereiro a 2 de março, a Embrapa em parceria com a USAID (United States Agency for Internacional Development), o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), definiram Umbeluzi, a 30 km da capital Maputo, como a cidade em que será instalada a Unidade Coletiva de Processamento Agroalimentar.

Segundo o pesquisador Murillo Freire Júnior, da Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro/RJ), o local foi definido pela proximidade de Maputo e pela infraestrutura presente, pois em Umbeluzi já existe uma fábrica que trabalha com mandioca e demais edificações que poderão ser aproveitadas.

A unidade será um centro de treinamento para processamento de produtos vegetais como desidratação de cebola, cenoura e beterraba; conservas acidificadas (picles); processamento mínimo de hortaliças e produção de doces de vegetais objetivando redução das perdas de produção. Para isto, a Embrapa capacitará três técnicos da IIAM como agentes multiplicadores: Luisa Penicela, Isabel Olavo e Isabel Monjane.

Além disto, está previsto, pela Embrapa, o treinamento em segurança alimentar (boas práticas de fabricação), validação industrial de novas hortaliças a partir de variedades a serem introduzidas pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) mais apoio técnico para a Associação de Produtores Agrícolas de Maguiguane com a montagem da área de resfriamento de produtos vegetais.

O orçamento para este projeto está em US$ 1,65 milhão e os custos serão divididos entre a USAID, a ABC e a Embrapa.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.