Mistura de 13% do biodiesel pode ser retomada, diz ministra
CI
Imagem: Pixabay
BRASIL

Mistura de 13% do biodiesel pode ser retomada, diz ministra

Percentual obrigatório da mistura do combustível foi reduzido de 13% para 10%
Por: -Leonardo Gottems

O uso da mistura de 13% do biodiesel pode ser retomado no Brasil, de acordo com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Ela afirmou isso durante painel “Os 3 I’s da Agricultura: Inovação, Infraestrutura e Instrumentos Verdes”, que ocorreu no segundo dia do Fórum de Investimentos Brasil 2021 (BIF). 

No 79º Leilão de Biodiesel, o percentual obrigatório da mistura do combustível foi reduzido de 13% para 10%. No entanto, para a ministra, essa redução caminha ao contrário de outras políticas que o governo vem implantando e também pretende implantar no futuro, ou seja, foi uma necessidade encontrada naquele momento. 

“Não é uma ação que gostaríamos de ter feito, mas precisou ser tomada para que não fosse lançada medida mais extrema e para que não tivéssemos problemas de desabastecimento de soja no mercado doméstico para a cadeia animal”, diz a ministra, durante o fórum em que ela participou. 

Nesse cenário, no próximo leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a mistura de 13% deverá ser retomada, já que a ministra constatou que a redução para 10% foi uma medida pontual. A ministra afirmou ainda, que, com uma boa safra, podem retomar o B15 até o fim do ano. “É uma medida pontual. Acredito que com uma safra boa, podemos retomar o B15 até o fim do ano”, reforçou. 

No evento, a ministra lembrou que a determinação do nível obrigatório da mistura de biodiesel é da alçada do Ministério de Minas e Energia. No 80º Leilão de Biodiesel (L80), um grupo considerável de fabricantes poderá pedir mais de R$ 8.000,00 por cada um dos metros cúbicos que forem colocar à disposição do mercado. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.