CI

Moçambicano conhece tecnologias da agricultura local


Prefeito de Nampula, da República de Moçambique, Castro Sanfins Namuaca, cumpre agenda em Uberaba e leva experiências do município para a cidade africana. Na terça-feira (12), Castro Sanfins teve reuniões para conhecer os recursos usados na agricultura uberabense, as tecnologias desenvolvidas aqui que deverão ser aplicadas pelos produtores de Nampula.


A reunião foi realizada no gabinete do prefeito Paulo Piau e estiveram presentes representantes da Embrapa e também do Ministério da Agricultura, além do secretário municipal de Agricultura, Danilo Siqueira. De acordo com Castro, nada melhor do que ter como exemplo um país que já enfrentou a dificuldade que Moçambique hoje encara, e, a partir desta reunião para debater ações na agricultura, a ideia é organizar as famílias para produção. “Os nossos cidadãos querem trabalhar, mas precisamos de tecnologia. Levamos daqui também experiências quanto aos programas de incentivo à produção, para provocar o desenvolvimento”, explica.

Por sua vez, o prefeito africano falou sobre as medidas adotadas por Moçambique que podem servir de exemplo ao Brasil e para Uberaba, como políticas de financiamento da área rural, com conselhos consultivos nas comunidades, uma experiência única no mundo. “Uma espécie de orçamento participativo, em que as pessoas decidem o que deve ser feito no município. Além disso, outra ação que desenvolvemos e trazemos ao Brasil é o manancial cultural dos moçambicanos que pode ser aproveitado aqui. E, é claro, preciso destacar que somos um dos países mais pacíficos do mundo, com certeza um exemplo”, revela o prefeito.


Castro lembra que existe uma lei, de autoria do vereador Luiz Humberto Dutra, que declara Nampula e Uberaba cidades irmãs, para o fortalecimento do relacionamento e dos laços de amizade entre os povos e para o proveito mútuo. E a visita a Uberaba foi para operacionalizar esta lei, sendo que no fim de abril, início de maio, uma delegação de Nampula virá a Uberaba. O prefeito Paulo Piau deverá fazer uma visita em breve à cidade africana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.