CI

Modelo de gestão melhora produção da batata

Com a implantação dessas novas tecnologias, espera-se manter um fluxo de 50 mil mudas


Modelo de gestão avançada financiado pelo governo do Chile permitirá produzir e proteger batatas com altos padrões de qualidade. O modelo de gestão que sustenta o programa considera um investimento importante em estufa e laboratórios no valor de 290 milhões de pesos e em 6 armazéns num montante de 103 milhões de pesos. 

Com a implantação dessas novas tecnologias, espera-se manter um fluxo de 50 mil mudas de diferentes variedades de batata em cada etapa de plantio, ou seja, a cada três meses, o que se espera alcançar as metas produtivas que este programa gera 1800 toneladas mudas que estará disponível para multiplicadores e produtores de La Araucanía. No processo de produção de batatas de semente, o uso de materiais geradores de qualidade é talvez um dos fatores mais importantes para alcançar o sucesso produtivo. 

A necessidade desse programa tem a ver com o desenho de um modelo de gestão que inclua a ampliação dos espaços do Laboratório de Cultivo de Tecidos Vegetais do Centro Experimental a construção de uma estufa com tecnologia automatizada e a instalação de um armazém para o armazenamento de mini tubérculos. “Este modelo permitirá unir todos os espaços relacionados ao estabelecimento, multiplicação, dimensionamento e manutenção do material parental como uma única unidade, seguindo um fluxo de trabalho que garanta a segurança do produto desde o início do cultivo em condições in vitro até a obtenção de mini tubérculos com alto potencial produtivo”, indica o Laboratório. 

A superfície do edifício existente é de 80,11 m2 e uma extensão de 101,99 m2 é considerada, para obter uma área construída final de aproximadamente 182.10 m2. A isto se soma a construção de uma estufa galvanizada de 288 m2. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.