Modificação genética fez plantas irem da água para a terra

ESTUDO

Modificação genética fez plantas irem da água para a terra

"Este é um dos eventos mais importantes na evolução da vida neste planeta"
Por: -Leonardo Gottems
253 acessos

Apesar da crença popular, a modificação genética não é algo novo feito em laboratórios por humanos, mas um processo muito antigo que já apresentava a mesma natureza ao mover genes entre espécies diferentes. Esse processo permitiu que as plantas passassem do ambiente aquático para a terra. 

"Este é um dos eventos mais importantes na evolução da vida neste planeta, sem o qual nós, como espécie, não existiríamos", disse Gane Ka-Shu Wong, pesquisador e professor da Faculdade de Ciências e da Faculdade de Medicina e Odontologia na Universidade de Alberta, no Canadá. “O movimento da vida da água para a terra, começou com plantas e foi seguido por animais e, é claro, por seres humanos. Este estudo estabelece como esse primeiro passo foi realizado”, completa o especialista. 

O movimento das plantas da água para a terra era possível quando os genes das bactérias do solo eram transferidos para as algas através de um processo chamado transferência horizontal de genes. Ao contrário da transferência vertical de genes, como a transferência de DNA de pais para filhos, a transferência horizontal de genes ocorre entre diferentes espécies. 

"Por centenas de milhões de anos, as algas verdes viveram em ambientes de água doce que secavam periodicamente, como pequenas poças, leitos de rios e pedras pingando", disse Michael Melkonian, professor da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha. "Essas algas foram misturadas e receberam genes-chave de bactérias do solo que os ajudaram e seus descendentes a lidar com o ambiente terrestre adverso e eventualmente evoluir para a flora das plantas terrestres que vemos hoje”, conclui. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink