Mofo Branco da soja é preocupação no centro do Brasil


Agronegócio

Mofo Branco da soja é preocupação no centro do Brasil

Tempo chuvoso preocupa agricultores de Goiás e Minas Gerais
Por:
4006 acessos
Enquanto a maioria das notícias nos últimos dias foi sobre o tempo seco no sul do Brasil, os agricultores de Goiás e Minas Gerais, têm o problema oposto – tempo muito chuvoso e céu muito nublado. Sua preocupação é que o tempo chuvoso possa aumentar o registro de doenças na cultura da soja. Nas últimas semanas um sistema está parado sobre a região com constante condições de nebulosidade. A preocupação é que a falta de sol e condições secas promova o crescimento e a propagação de doenças fúngicas.


Em pesquisa do CenárioMT, descobrimos que o Mofo branco já foi identificado nos campos de soja de Goiás e a continuidade do tempo úmido pode ajudar na propagação da doença. A outra doença que eles estão preocupados é com a ferrugem da soja. Até agora, houve apenas três casos de ferrugem registrados no estado de Goiás, mas isso pode mudar rapidamente.


O problema com o clima úmido e o controle da ferrugem é o fato de que os fungicidas de contato são usados para manter a doença sob controle, o que significa que deve ser reaplicado em intervalos definidos, geralmente de 20 a 30 dias. Durante os períodos de tempo chuvoso, os intervalos entre as aplicações precisam ser reduzidos para, em alguns casos, apenas 15 dias. O intervalo de redução é devido à fortes chuvas que lavam as plantas retirando o fungicida. Se o agricultor não pode aplicar o fungicida no tempo correto devido ao solo molhado, a doença pode ficar fora de controle, resultando em perdas de produtividade.


No momento atual, a ferrugem não é uma grande preocupação no Brasil com apenas 15 casos da doença sendo relatados em todo território.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink