CI

Mogi Mirim recebe palestras sobre cancro cítrico e monitoramento de psilídeo

Evento, realizado pelo Fundecitrus, aborda dois dos temas mais atuais da citricultura


Evento, realizado pelo Fundecitrus, aborda dois dos temas mais atuais da citricultura

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) promove duas palestras sobre em Mogi Mirim, nesta quinta-feira (27), uma sobre cancro cítrico e outra sobre monitoramento do psílideo, a partir das 19h30, no Salão do Bridi, na Rua Luiz Choqueta, 115. O evento, gratuito, é voltado para citricultores, engenheiros agrônomos, consultores e funcionários de pomares da região.

As palestras abordam dois dos temas mais atuais da citricultura paulista. O pesquisador científico do Fundecitrus José Belasque Junior irá fazer um balanço da situação do cancro cítrico no Estado de São Paulo e na região, destacar os cuidados com a doença e traçar uma perspectiva sobre a sua condição no futuro. “A incidência da doença no estado é baixa, mas está crescendo. Dados do Fundecitrus de 2011 mostram que 1% dos talhões do Estado de São Paulo está contaminado. É o maior nível da história da citricultura paulista”, afirma.

Na palestra, Belasque irá ressaltar a importância do produtor em adotar uma nova postura perante a doença, com equipes de inspeção para prevenção, detecção e eliminação das plantas doentes.

Greening

Em outra palestra, o pesquisador Fábio Luis dos Santos dará instruções de como deve ser feito o monitoramento e controle do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening. “Atualmente, é a pior doença da citricultura no Brasil e no mundo”, observa.

A doença atingiu o mais alto índice de contaminação de plantas desde a sua detecção, em 2004. De acordo com o levantamento amostral realizado pelo Fundecitrus em 2011, 3,78% das plantas do parque citrícola estão doentes em 53,3% dos talhões existentes.

Difusão de Informações

As palestras de Mogi Mirim fazem parte da “Jornada do Conhecimento”, promovida pelo Fundecitrus, em comemoração aos seus 35 anos de fundação. Este ciclo de eventos, com palestras e dias de campo, está percorrendo 23 cidades do parque citrícola, abordando temas atuais e relevantes para a fitossanidade dos pomares de citros.

O Fundecitrus tem como uma de suas missões levar informações até o citricultor e disponibiliza cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, tecnologia de aplicação de produtos de forma a economizar os custos de produção e realizar um manejo eficiente e responsável do pomar. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 112155.

Serviço:

Palestras sobre cancro cítrico e monitoramento do psílideo
Data: 27/09/2012, às 19h30
Local: Salão do Bridi
Endereço: Rua Luiz Choqueta, 115, Mogi Mirim/SP

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.