CI

Momento de investir

Previsão de bons preços para diversas commodities


Com a previsão de bons preços para diversas commodities, o agricultor sabe muito bem onde vai aplicar o seu capital neste início de ano: tecnologia

Cascavel - Na busca por tecnologia, pequenos e médios produtores ganham espaço entre grandes marcas do agronegócio, que aproveitam o bom cenário paranaense para lançar novidades e fidelizar clientes. Com a demanda elevada de alimentos, a alta produtividade e a expectativa de bons preços para diversas commodities, principalmente a da soja, o agricultor paranaense sabe muito bem onde vai investir o seu capital neste início de ano: tecnologia e informação.

De fato, este é um ótimo momento de adquirir máquinas e produtos agrícolas. O mercado aponta preços satisfatórios para os próximos cinco anos devido aos baixos estoques, o que permite que os produtores possam injetar seu capital em equipamentos que aumentem sua produtividade, com eficiência e retorno garantido. Algumas dessas tecnologias foram apresentadas por 370 empresas do agronegócio mundial no Show Rural 2011, que terminou na sexta-feira (11) em Cascavel.

Para Dilvo Grolli, diretor presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial de Cascavel, a vocação agrícola do Estado mostra que os produtores não podem perder o foco tecnológico. ''Aqui se produz muito, o que prova que o agricultor paranaense se interessa por tecnologia há anos. Esta é a hora de investir, já que os preços (das commodities) tendem a aumentar e a colheita da safra promete ser muito boa'', ressalta ele.

Neste mercado altamente competitivo, empresas nacionais e internacionais apostam, além dos grandes, nos pequenos e médios produtores. Entre os itens mais procurados por estes dois grupos estão os tratores, colheitadeiras e pulverizadores. As máquinas encantam pela grandeza, alta tecnologia implantada e eficiência contra perdas.

Em relação aos tratores, os fabricantes investem na variedade, conforto e diferentes potências para ganhar os produtores. É possível encontrar no mercado máquinas ideais para pequenas propriedades, que se caracterizam pela economia e eficiência para inúmeras tarefas, até modelos de 250 cavalos, perfeitos para a tração de plantadeiras de cana e grãos. O modelo T700, da New Holland, tem baixa emissão de poluentes, bom aproveitamento de combustível e até câmbio automático. E ainda vem com possibilidade de implantação de piloto automático e acoplamento de monitor touchscreen para gerenciamento de diversas funções.

Já os pulverizadores com maior estabilidade e versatilidade em diferentes tipos de topografia e solo prometem ser os campeões de venda em 2011. Um dos modelos que mais chama a atenção pela tecnologia e grandeza é o BS 3020H, da Valtra, construído em aço sem utilização de solda e chassi flexível. ''Os eixos independentes tornam a aplicação mais efetiva, com menos danos ao meio ambiente. Na cabine, ele tem conforto, espaço e visibilidade'', explica Fabio De Biase, coordenador de marketing da AGCO, grupo que comanda as marcas Valtra e Massey Ferguson.

Quando o assunto são as colheitadeiras, muito procuradas pelos produtores nesta época, uma que se destaca é a equipada com dois rotores da New Holland, que permite um tratamento suave do grão em uma área de debulha e separação maior. Já a John Deere aposta num modelo recém-lançado para áreas menos extensas. ''Ela foi desenvolvida especialmente para o Estado do Paraná. A tendência agora são máquinas para produtores de médio porte'', avalia Werner Santos, diretor comercial da empresa americana.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.