CI

Monitoramento aéreo pode auxiliar na eliminação de pragas e redução de gastos

Importância das pulverizações na cultura do algodão se deve ao controle de pragas e doenças


Com produtividade recorde, em torno de 320 arrobas/hectare, a safra 2017/2018 de algodão na Bahia está com a colheita concluída e chegou a uma produção de quase 1,3 milhão de toneladas, segundo a Associação Baiana dos produtores de algodão. 

Com alta produção e boa qualidade, o algodão baiano desperta o interesse de compradores estrangeiros, assim como o desejo dos produtores de seguir aumentando as áreas a serem plantadas. Porém, no mercado, o consumidor atual busca práticas sustentáveis na produção agrícola, o que modifica o cenário de cultivo e manejo.

Nessa perspectiva, os produtores enxergam na Perfect Flight, aplicativo de monitoramento agrícola aéreo, solução para eliminar pragas e reduzir gastos, além de melhorar a performance das aplicações. O objetivo do sistema Perfect Flight App é gerar relatórios de análises de pulverizações através dos arquivos de LOG dos aparelhos DGPS das aeronaves que realizam as aplicações. O sistema foi construído em ambiente de nuvem (cloud computing), o que permite que ele seja executado em qualquer computador com acesso à internet. Além disso, oferecemos ainda um aplicativo para smartphones e tablets Android e iOS. O sistema ainda é protegido por patentes nacionais e internacionais.      

Diante dessa perspectiva, o interesse de várias fazendas produtoras de algodão do estado em se tornarem cada vez mais eficientes fez com que um acordo fosse fechado, neste semestre, com a Perfect Flight, startup pioneira no monitoramento aéreo agrícola. A Kasuya Inteligência Agronômica, com área próxima a 260 mil hectares assistidos em

Consultoria de grandes culturas e 100 mil hectares em consultoria na gestão de máquinas e operações de campo, tecnologia de aplicação, com o projeto Profield , é um exemplo. Para otimizar, rastrear e medir as operações de pulverização aérea das 17 propriedades de algodão na Bahia, Luís Eduardo Kasuya, gerente administrativo da empresa, apostou no controle das aplicações de defensivos na cultura, por meio do aplicativo da Perfect Flight. “Não tínhamos um relatório em tempo hábil e que fosse claro o bastante para analisar as informações sobre as aplicações aéreas, uma atividade fundamental para o sucesso na lavoura. Então, estamos investindo em tecnologia”, diz.

A importância das pulverizações na cultura do algodão se deve ao controle de pragas e doenças, sendo que, a qualidade da aplicação é fator preponderante para o sucesso. Como exemplo o bicudo-do-algodoeiro, inseto que causa grandes danos, podendo destruir até 70% da lavoura em uma única safra. Por isso, o controle de pragas é fundamental. “Ao controlar melhor as pragas, minimizando desperdícios e otimizando o rendimento das aplicações, os produtores conseguem ter ainda mais lucratividade. Além de ter a certeza sobre as quantidades corretas de defensivos que devem aplicar”, afirma Kasuya.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.