CI

Monitoramento da importação de defensivos agrícolas

O valor acumulado das importações brasileiras de defensivos agrícolas de janeiro a agosto de 2021 foram menores em 22,3%


Foto: Pixabay

Menor importação de defensivos em 2021

O valor acumulado das importações brasileiras de defensivos agrícolas de janeiro a agosto de 2021 foram menores em 22,3% no comparativo com o mesmo período de 2020. Com maior representatividade dentre os produtos, a classe dos herbicidas totalizou 34,2% do valor absoluto dos defensivos. Alguns fatores ainda tem influenciado o mercado de defensivos, tanto na disponibilidade quanto na alta dos preços. Um dos fatores importantes que tem interferido, não apenas nos defensivos mas também em outras commodities, é a menor disponibilidade de contêineres e o aumento do frete marítimo. Nos últimos 12 meses, por exemplo, o valor do frete conteinerizado subiu quase 300% de acordo com o indicador WCI (World containerindex)

Além disso, os principais países de origens dos ativos ainda estão sendo impactados pelos desdobramentos da variante Delta do coronavírus. Na índia, há uma nova onda de contaminação após recente melhora nos números de casos. Na China, o processo de adequação das indústrias às legislações ambientais tem reduzido o volume de produção dos defensivos. Os principais ativos produzidos na China são produtos à base de Carbendazim, Glifosato, Clorimurom Etil, Tebuconazole, Imidacloprido e Paraquate. O Brasil, por ser um grande importador de princípios ativos e de defensivos agrícolas, está exposto a enfrentar variações de preços e disponibilidade de produto

Maiorimportação de herbicidas

Do total das importações realizadas no acumulado do ano até agosto, o segmento dos herbicidas foi o único que cresceu tanto em valor quanto em volume quando comparado com o mesmo período do ano passado. Esse aumento na quantidade importada foi observado nos produtos enquadrados como “outros herbicidas” na classificação do SECEX (Secretaria de Comercio Exterior), o que poder ser explicado pela possível substituição ao glifosato. Como não há substituto direto (perfeito) do herbicida não-seletivo, é necessário uma combinação de diferentes grupos de herbicidas (ex.: folhas largas, estreitas) para obtenção do mesmo resultado.

As importações do glifosato no acumulado do ano até agosto foram 40% menores comparado com o mesmo período de 2020. O principal país exportador de glifosato para o Brasil é a China que está reduzindo a produção do ativo. A redução de oferta estimulou a alta de preços, que no mês de agosto foi 58% maior do que o praticado há um ano, e no acumulado alta de 36,2%. No mercado brasileiro, a baixa disponibilidade e o reajuste positivo dos preços têm sido relatados pelos produtores.

*dados Relatório Consultoria Agro Itaú

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.