CI

Monitoramento de gado na fronteira sairá em 2007

Até o final do ano, o Mapa deve colocar em prática um plano para monitorar o gado dos municípios que fazem fronteira com outros países


Até o final do ano, o Ministério da Agricultura (Mapa) deve colocar em prática um plano para monitorar o gado dos municípios brasileiros que fazem fronteira com outros países. O projeto consiste no georreferenciamento, rastreabilidade e colocação de chips eletrônicos nos animais. No entanto, a aplicação do projeto piloto depende da concordância dos países que fazem fronteira com o Brasil.

Conforme o superintendente do Mapa no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, o assunto evoluiu bastante na última reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS). O monitoramento tem por objetivo criar uma barreira à entrada do vírus da febre aftosa. "Se quisermos, um dia, levantar a vacinação contra a aftosa, precisamos trabalhar em parceria com os demais países", disse Signor. Para ele, o assunto é complicado porque envolve relações multilaterais e diplomacia, o que demanda mais tempo. "Não depende só da vontade do País".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.