CI

Monsanto apresenta INTACTA RR2 PRO™ na Tecnoshow 2013

Sojicultores do Centro-Oeste do país terão a oportunidade de conhecer os benefícios da nova soja e participar de debates com especialistas em mesas-redondas


De 8 a 12 de abril, os visitantes da 12ª edição da Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO), poderão conhecer de perto as vantagens da nova tecnologia de soja da Monsanto, a INTACTA RR2 PRO™, adaptada para o mercado brasileiro e desenvolvida ao longo dos últimos onze anos. A nova tecnologia foi testada por 500 agricultores de 275 municípios de todo o país na safra 2011/2012, número ampliado para mil produtores de 350 municípios na safra 2012/2013. Em Goiás, 68 agricultores em 22 municípios estão testando a tecnologia na atual safra, um aumento de 54% em relação à safra anterior.

O público que visitar a Tecnoshow Comigo ainda terá a oportunidade de participar de mesas-redondas e conversar com representantes da Monsanto e agricultores que já testaram o produto em suas lavouras na safra 2011/12 e os que estão testando pela primeira vez na safra 2012/13. Assim, os sojicultores poderão se adiantar e entender melhor a tecnologia antes da comercialização no Brasil, que depende apenas da liberação da China, principal importador da soja brasileira.

A Monsanto investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. A tecnologia INTACTA RR2 PRO™, por exemplo, alia três benefícios jamais vistos juntos: resultados de produtividade sem precedentes, devido a tecnologias avançadas no mapeamento, seleção e inserção de genes em regiões do DNA com potencial impacto positivo na produtividade; proteção às principais lagartas que atacam a cultura da soja; e tolerância ao glifosato proporcionada pela tecnologia Roundup Ready® (RR).

Além de ser eficaz contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja – lagarta da soja (Anticarsia gemmatalis), lagarta falsa medideira (Chrysodeixis includens e Rachiplusia nu), broca das axilas, também conhecida como broca dos ponteiros (Crocidosema aporema) – e lagarta das maçãs (Heliothis virescens), a tecnologia INTACTA RR2 PRO™ também exerce supressão à lagarta do tipo elasmo.

De acordo com Rafael Carmona, gerente de INTACTA RR2 PRO™, a tecnologia confere proteção contra as quatro principais lagartas que atacam a cultura da soja, reduzindo o número das pulverizações. “É muito importante que o agricultor consiga, cada vez mais, lançar mão do manejo integrado de pragas e essa nova tecnologia sem dúvida será muito útil ao manejo das lavouras em médio e longo prazos”, diz Carmona.

Produtor de soja em Goiânia (GO), Marcus Vinicius Finotti Lacerda conta que as lavouras estão infestadas de lagartas da maçã e do algodão, trazendo grandes prejuízos aos sojicultores goianos. “Esse ano, a incidência de pragas aumentou muito no Estado. São lagartas muito resistentes aos inseticidas disponíveis no mercado, por isso tive que entrar na lavoura três vezes a mais do que o normal para tentar controlar os sérios danos às minhas plantações”. Após o teste com INTACTA RR2 PRO™, Finotti diz se sentir tranqüilo com os benefícios proporcionados pela nova tecnologia de soja da Monsanto. “Ela fez o controle das lagartas naturalmente, não precisei ficar de olho na lavoura em momento algum”.

Além do controle de pragas, Lacerda também destaca o aumento de produtividade que teve com INTACTA RR2 PRO™. “Em áreas convencionais, chego a colher 70 sacos por hectare. Com INTACTA RR2 PRO™, no ano passado, atingi a marca de 92 sacos por hectare. Portanto, espero ter um incremento de produtividade de 10 a 15% nas minhas lavouras quando ela for liberada para plantio comercial”. Sobre o futuro da INTACTA RR2 PRO™, Lacerda faz um alerta. “Precisamos adotar o refúgio para usufruirmos por mais tempo essa tecnologia, porque ela é a evolução da cadeia da sojicultura”.

Em Cristalina (GO), o sojicultor Jelson Bedin realizou pela primeira vez o teste com INTACTA RR2 PRO™ e aprovou o resultado do experimento. “O controle das lagartas foi bastante favorável, não evidenciei ataques de pragas nas áreas de INTACTA RR2 PRO™. A planta também possui melhor desenvolvimento e, visualmente, é mais estruturada”.

Segundo Bedin, a biotecnologia tem originado uma série de benefícios aos sojicultores. “O avanço genético é inevitável, porque reduz o custo de produção e aplicação de defensivos agrícolas e aumenta a produtividade. Então, a expectativa pela liberação comercial da INTACTA RR2 PRO™ é grande”.

Segundo o supervisor Comercial de INTACTA RR2 PRO™ no Sudoeste de Goiás, Frederico Saraiva, ao visitar o estande de INTACTA RR2 PRO™ e o plantio nos plots de testes comparativos na Tecnoshow Comigo 2013, os produtores poderão se antecipar e tirar dúvidas sobre a nova tecnologia de soja da Monsanto que já está aprovada no Brasil (desde 2010), nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Colômbia, México, Filipinas, Tailândia, Argentina, Paraguai, Uruguai, Japão, Coreia do Sul, Taiwan e União Europeia.

Serviço

12º Tecnoshow Comigo

Local: CTC – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)

Dias: 8 a 12 de abril de 2013

Horário: 8h às 18h

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.