CI

Monsanto negocia pagamento de royalties sobre soja transgênica


A Monsanto do Brasil está discutindo com os exportadores de soja e com o governo uma forma de cobrar royalties sobre o cultivo de sementes transgênicas no País. A idéia é cobrar do exportador, para que este force o pagamento pelo agricultor. O assunto, já debatido entre a Monsanto e o Ministério da Agricultura e algumas tradings, será tema de reunião das indústrias e exportadores hoje, em São Paulo, na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Pelo menos quatro propostas estariam em discussão. A iniciativa seria da matriz norte-americana da Monsanto, pressionada pelos agricultores dos EUA, que recolhem royalties. Setores do próprio governo norte-americano já teriam argumentado que o não recolhimento de royalties no Brasil seria uma forma indireta de subsídio à produção.

A Monsanto teria dado um prazo ao setor privado exportador brasileiro, até 15 de maio, para um "acordo" sobre a questão. As sementes plantadas no Brasil são do tipo Roundup Ready (RR) de propriedade da Monsanto, que não recebe qualquer tipo de remuneração por causa da origem ilegal do produto por meio de contrabando da Argentina.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.