CI

Monsanto soma apoio de 11 estados contra Califórnia

Estados não querem ver suas empresas prejudicadas


A Monsanto ganhou o apoio de 11 estados norte-americanos em sua tentativa para impedir que a California exija aviso sobre câncer nos produtos contendo glifosato, recrudescendo uma batalha legal sobre o herbicida.

O Missouri, que é estado sede da Monsanto, junto com outros estados agrícolas como Iowa e Indiana, afirmaram em documentos na terça-feira que os avisos seriam errôneos porque não há uma conexão definida entre o glifosato e o câncer.

As empresas do Meio-Oeste dos Estados Unidos teriam de incluir os avisos em todos os produtos de glifosato se a Califórnia exigir eles que façam isso ou parar de vender os produtos porque esses produtos poderiam terminar na Califórnia, segundo a reclamação dos estados.

A Califórnia acrescentou o glifosato, o principal ingrediente do herbicide Roundup da Monsanto, para sua lista de químicos causadores de câncer em Julho de 2017 e vai requerer produtos contendo o químico a terem alertas a partir de Julho de 2018.

O estado agiu após a Organização Mundial da Saúde ter concluído em 2015 que o glifosato era “provavelmente cancerígeno”. “O mandato impõe confusão e potencialmente obrigações inconsistentes para empresas que não são residentes do estado, criando um incentivo para abandonar a produção em todos os estados”, afirmaram os estados que firmaram o reclamo.

O Escritório de Análise de Danos Ambientais da Califórnia, que emitiu a regra, não quis comentar sobre a polêmica. Nada indica que o órgão deve mudar sua posição a respeito do tema, segundo a agência Reuters.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.