CI

Moradores de Santa Cruz do Sul/RS estão preocupados com envenenamentos

O último caso de envenenamento de animais ocorreu no fim de semana


Moradores do interior de Santa Cruz do Sul (RS) estão preocupados com casos de envenenamentos de animais registrados nas últimas semanas. O último ocorreu no fim de semana, na localidade de Linha Santa Eugênia, próximo a Monte Alverne. O agricultor Sírio Brixius teve oito cabeças de gado intoxicadas enquanto pastavam no sábado.

Segundo Brixius, a família encontrou espigas de milho com resquícios de veneno jogadas no potreiro, próximo à estrada geral da localidade. Por isso, ele acredita que se trata de uma ação criminosa de alguém que passou pela propriedade. “Não sei por que alguém faria isso, mas estou preocupado que esta situação possa voltar a ocorrer”, afirma.

O problema com os bois foi percebido por um vizinho, que em seguida avisou Brixius. “Quando cheguei, já vi um animal caído e outros vomitando. Chamei o veterinário. Se tivesse visto duas horas depois, teriam morrido todos”. Os bovinos envenenados receberam injeções de medicamentos e foram salvos. Do contrário, o prejuízo chegaria a mais de R$ 20 mil.

Mesmo assim, com o boi morto o agricultor teve uma perda de R$ 3 mil, incluindo os gastos com medicação. Brixius tem um total de 16 cabeças de gado. “São o sustento da família, fazem parte da nossa fonte de renda. É um prejuízo grande e uma crueldade com os animais”. O caso foi registrado pela Brigada Militar de Monte Alverne e pela Polícia Civil de Santa Cruz do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.