CI

Mortes por gripe A no Rio Grande do Sul chegam a 44

Mortes por gripe suína no Rio Grande do Sul chegam a 44


PORTO ALEGRE - A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais 11 mortes por gripe A, elevando para 44 os óbitos no estado. Seis gestantes estão entre as vítimas. As mortes divulgadas neste sábado ocorreram entre os dias 22 de julho e 3 de agosto. Segundo a Secretaria, a taxa de mortalidade pela nova gripe em gestantes ultrapassa 10% dos casos.

As 11 mortes ocorreram nas cidades de Alegrete (2), Santa Maria, São Borja, Passo Fundo (2), Uruguaiana (2), Rio Grande, Novo Hamburgo e Cruz Alta. Morreram cinco homens e seis mulheres, duas das quais eram gestantes. Uma mulher de 33 anos, grávida, morreu no último dia 22 em Alegrete. No dia 30, uma gestante de 35 anos morreu em Cruz Alta.

Neste sábado, a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado promoveu palestra com especialistas para discutir o assunto. Segundo a obstetra do Hospital de Clínicas, Ana Selma Picoloto, o risco de contágio pela Gripe A em grávidas é o mesmo da gripe sazonal, mas a possibilidade de morte é maior.

A confirmação das mortes pela gripe A foi feita após a liberação de exames pela FioCruz. Na semana passada, os exames começaram a ser feitos em laboratório no próprio estado.

Na cidade de Santa Maria, um homem de 49 anos morreu numa aldeia indígena, onde ocorre surto da nova gripe. Ele era pneumopata crônico.

Quatro das mortes anunciadas neste sábado - dois homens e duas mulheres - não tinham qualquer fator de risco (comorbidade), com idades entre 24 e 39 anos. Entre as vítimas está também uma criança de 9 anos, que sofria de meningomielocele e vivia em Novo Hamburgo.

Na sexta-feira foi confirmado o primeiro caso de morte por gripe A, uma mulher de 33 anos, estudante de enfermagem. Segundo a Secretaria, a mulher não chegou a ser internada e morreu em casa, no dia 22 de julho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.