CI

Mosaic oficializa investimento de aproximadamente R$ 134 milhões em terminal portuário da Fospar

Anúncio foi realizado pelo ministro dos Transportes durante cerimônia em Brasília


Anúncio foi realizado pelo ministro dos Transportes durante cerimônia em Brasília
 
A Mosaic Fertilizantes, maior produtora global de fosfatados e potássio combinados, oficializou o investimento de cerca de R$ 134 milhões no terminal portuário da Fospar, administrado pela empresa em Paranaguá (PR). O aporte foi feito por meio do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), criado pelo Governo Federal.
 
Como parte dos investimentos que vêm sendo realizados pela Mosaic no Brasil nos últimos anos, a otimização do terminal da Fospar, no Porto de Paranaguá, prevê um incremento na capacidade de descarga de fertilizantes de 2,4 milhões de toneladas ao ano para 3 milhões de toneladas. Para isso, contará com a construção de um novo armazém com capacidade de 45 mil toneladas, totalizando capacidade total de 105 mil de toneladas. Haverá também mais um sistema de correia transportadora do píer até o terminal, bem como torres de carregamento de caminhões. 
 
O anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira, 16, pelo ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella Lessa, e pelo secretário-executivo do Programa de Parcerias de Investimento, Moreira Franco, durante cerimônia em Brasília. Na ocasião, também estiveram presentes Floris Bielders, presidente da Mosaic no Brasil, Elias Alves, diretor de Operações da Mosaic, e Emerson Teixeira, diretor jurídico da Mosaic.
 
“Para nós este é um grande anúncio, a Mosaic acredita no potencial do agronegócio brasileiro e segue confiante com seus investimentos no país. Este incremento de cerca de 659 mil toneladas ao ano nos permitirá otimizar o recebimento de fertilizantes, contribuir com melhorias logísticas e de descarga, e continuar cumprindo com qualidade nosso compromisso com os produtores rurais”, afirma Alves.
 
Com a realização do investimento, o contrato de arrendamento portuário da Fospar será renovado antecipadamente por mais 25 anos, permitindo a atuação da empresa no terminal até 2048. A previsão é que a conclusão das obras de otimização aconteça até o final de 2019.
 
O Porto de Paranaguá é o principal porto exportador de grãos do Brasil e também o principal para a descarga de fertilizantes, sendo responsável pelo recebimento de 42% de um volume de 20 milhões de toneladas do produto ao ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.