CI

Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar é lançada em Porto Alegre

Evento acontecerá de 08 a 10 de maio


A 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar - evento que acontecerá de 8 a 10 de maio, no Centro de Eventos da Fenadoce, em Pelotas - foi lançada nesta quarta-feira (02/04), em um café da manhã para a imprensa realizado na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre. A solenidade reuniu representantes das entidades promotoras do evento – Emater/RS-Ascar, Embrapa Clima Temperado e Universidade Federal de Pelotas -, além dos secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), Cláudio Fioreze, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Elton Scapini, e do presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira. 

“Queremos fazer um resgate das adequações tecnológicas criadas pelos próprios produtores, algumas já desenvolvidas pela indústria”, explicou o presidente da Emater/RS, Lino De David, referindo-se ao objetivo da Mostra. Conforme De David, é imprescindível que o agricultor familiar se modernize e se adeque às novas tecnologias, tornando o trabalho no campo mais efetivo e menos penoso. “Ao melhorarmos as condições de trabalho no meio rural, estamos facilitando a permanência do homem no campo”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clênio Pillon, destacando que grande parte das máquinas adaptadas às necessidades das pequenas propriedades foi criada pelos próprios produtores. “O melhor pesquisador é o agricultor familiar, que nos instiga com os seus questionamentos”, disse Pillon. 

Para o professor da UFPel, Ângelo Vieira dos Reis, o panorama da agricultura familiar em 1998, quando da realização da primeira edição do evento, era completamente diferente do encontrado hoje em dia. “O pequeno produtor tem mais acesso ao crédito e não se tem mais a visão de que as máquinas vão tirar empregos do campo. A demanda por mecanização aumentou com a diminuição da população do meio rural”, comparou Reis. O docente ressaltou ainda a formatação de linhas de pesquisa, após a realização da primeira Mostra, para o desenvolvimento de máquinas para as pequenas propriedades e o grande nicho de mercado existente para as empresas que desejam investir em equipamentos que supram as necessidades do agricultor familiar. 


Agricultor-inventor 
Presente à solenidade de lançamento do evento, o agricultor Marcos Kopf, de Pelotas, pode ser considerado um “professor-pardal” do campo. Ele criou uma plantadeira adaptada a um trator, equipamento de baixo custo que facilita o cultivo do milho destinado à alimentação animal. “Os equipamentos maiores são caros e inviáveis para a pequena propriedade”, explica Kopf. 

Além da plantadeira, o agricultor também criou um sistema de levantamento automático das linhas de ração do aviário. “Antes o trabalho era manual e eu perdia cerca de 40 min nessa atividade. Depois que eu adaptei um motor elétrico na manivela que levanta os comedores, esse tempo caiu para 10 min e eu não preciso mais fazer força”, destaca. 

Inscrições prorrogadas 
As inscrições dos interessados em participar da 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para Agricultura Familiar foram prorrogadas e podem ser feitas, de forma gratuita, até o dia 13 de abril, nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar ou no site da Instituição (www.emater.tche.br) ou ainda no site da Embrapa Clima Temperado (http://www.cpact.embrapa.br/eventos/2014/maio/mostra-maquinas/index.php). 

A ficha de inscrição deverá ser preenchida, digitalizada e enviada para o endereço de e-mail [email protected] ou por correspondência enviada para 3ª Mostra de Máquinas e Inventos para a Agricultura Familiar, BR 392 km 78, CEP 96010-971, Caixa Postal 403, Pelotas/RS.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.