CI

Movimentação pelos portos paranaenses supera recorde histórico de 2007

Volume da soja é 13% superior ao recorde registrado em 2003

A movimentação de mercadorias pelos portos de Paranaguá e Antonina já ultrapassou o recorde histórico de 2007. A um mês do final do ano, já foram movimentadas mais de 38 milhões de toneladas de mercadorias e a expectativa é que até o final do mês, a Appa movimente 41 milhões de toneladas de produtos.


“Estes resultados são fruto das mudanças administrativas determinadas pelo governador Beto Richa. Uma administração de portas abertas, com o intuito de facilitar os processos e recuperar cargas. Bater o recorde histórico do porto antes mesmo do final do ano é prova efetiva de que este novo estilo de governar implantado por ele está dando certo”, disse o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron.

Já em novembro, a Appa registrou outros recordes na importação e exportação de produtos. Foram exportadas 6,7 milhões de toneladas de soja em 2011. O volume é 13% superior ao recorde histórico de exportações do produto, registrado em 2003. As exportações de açúcar também superaram o recorde de 2010 em 4%, atingindo em novembro pouco mais de 4 milhões de toneladas exportadas.

A importação de fertilizantes também bateu o recorde histórico de 2007. Até novembro deste ano, foram 8,5 milhões de toneladas importadas do produto. A movimentação de veículos também superou o recorde registrado no ano passado em 14%, atingindo a marca de 207 mil veículos movimentados até novembro.


Uma das melhores recuperações registradas pela Appa em 2011 foi a movimentação de mercadorias no Porto de Antonina. Até novembro, foram 1,3 milhão de toneladas movimentadas, superando o recorde de 2004 em 25%. No comparativo com 2010, por exemplo, a movimentação deste ano em Antonina é 400% superior.

“Estamos recuperando a movimentação de mercadorias em Antonina, usando o Porto como suporte ao de Paranaguá e trabalhando em diversos projetos para aumentar ainda mais a produtividade dos terminais lá instalados. A cidade já está sentindo os reflexos disso com a recuperação de empregos e movimentação da economia”, afirma o superintendente.

A receita cambial gerada pelas exportações de mercadorias também já atingiu recorde histórico. Até novembro, foram quase US$ 16 bilhões, valor 14% superior ao recorde de receita registrada em 2008 pela Appa.

Seguindo a tendência dos números, a expectativa é que a movimentação de 2011 supere os melhores números já atingidos em toda a história dos portos paranaenses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.