CI

Movimento Colmeia Viva e Andav fecham acordo

Ideia é que setor de distribuição de insumos colabore com plano de proteção a abelhas


Foto: Pixabay

Recentemente as abelhas estiveram no foco das discussões sobre uso incorreto de defensivos, gerando deriva e mortandade de muitos insetos. A vida das abelhas é crucial para o planeta e para o equilíbrio dos ecossistemas, já que, na busca do pólen, sua refeição, estes insetos polinizam plantações de frutas, legumes e grãos. Esta polinização é indispensável, pois é através dela que cerca de 80% das plantas se reproduzem. Por isso o  Colmeia Viva, uma iniciativa do setor de defensivos agrícolas, acaba de firmar um acordo de cooperação com a Andav, entidade representativa dos distribuidores de insumos agrícolas e veterinários.

A meta é fechar este ano com pelo menos 70% do canal de distribuição de defensivos agrícolas, sobretudo distribuidores e cooperativas, estimulados a compartilhar medidas de proteção a abelhas no ambiente rural.
 
O movimento busca orientar sobre o uso correto de defensivos agrícolas, proteger aos cultivos e contribuir na garantia do direito básico à alimentação das pessoas, o que inclui respeito à agricultura, proteção às abelhas e ao meio ambiente. “Temos por causa central aproximar a agricultura da apicultura, o agricultor do apicultor. A relação construtiva entre ambos é a chave da proteção eficaz dos cultivos e da preservação de abelhas”, resume Daniel Espanholeto, médico veterinário, especialista em uso correto e seguro do movimento.

Presidida pelo engenheiro agrônomo Paulo Tibúrcio, executivo com 35 anos de carreira no agronegócio e passagem por grandes empresas do setor, a Andav também está à frente de iniciativas próprias com vistas à aplicação correta de defensivos agrícolas. Mantém, por exemplo, uma plataforma inovadora de Educação Corporativa chamada EducAndav, entre outras ações.
 
Segundo o executivo, que já foi agricultor e exerceu postos de liderança na área ambiental de grandes companhias, o Receituário Agronômico deve trazer em seu conteúdo orientações e medidas-chave para proteger abelhas nas aplicações de produtos. “A Andav incentiva o distribuidor a orientar ao agricultor sobre abelhas desde o momento da venda até a entrega de produtos. A construção de uma agricultura mais sustentável é o princípio da longevidade das associadas Andav”, resume Tiburcio.
 
Ainda conforme seu presidente executivo, a Andav estimula o distribuidor a recomendar o serviço de Assistência Técnica Colmeia Viva.
 
“Este é um canal gratuito. Orienta agricultores, apicultores e prestadores de serviços sobre a relação entre agricultura, apicultura e defensivos agrícolas”, exemplifica Rhaissa Michievicy, engenheira agrônoma, analista de uso correto e seguro do Colmeia Viva. Ela acrescenta que pelo telefone 0800 771 8000, o movimento presta atendimento técnico especializado e viabiliza programas de treinamento a agricultores, apicultores e empresas do agro, inclusive em nível de campo.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.