CI

Movimento é intenso nos estandes de sementes crioulas no Rural Show

Evento é voltado para agricultura familiar



A diversidade de sementes crioulas e orgânicas ofertada por diversos produtores e associações da região tem despertado o interesse dos visitantes do Rural Show, evento voltado para a agricultura familiar e o cooperativismo, que acontece até domingo (20.07), no Centro de Eventos, em Nova Petrópolis. 

Para a produtora Verônica Bruch, da Sambalina Sementes, de Nova Petrópolis, o país tem uma diversidade muito rica, que precisa ser preservada. Mas não são só as sementes do Brasil que ela têm, mas também de diversas partes do mundo, porém, adaptadas às condições locais. Só de tomate, são quase cem espécies. ?Há uma demanda muito grande por certas variedades e há muitos jovens interessados em preservar essas sementes. Se você é dependente de sementes do exterior, você não é livre, e os jovens, felizmente, estão percebendo isso?, diz. Verônica não costuma participar de feiras, a comercialização das sementes crioulas, nativas e exóticas é feita no sítio do casal, onde recebem muitas visitas, e pela internet (www.sambalinasementes.com.br). Convidada pela Emater/RS-Ascar, ela diz que a participação no Rural Show é uma forma de fazer com que mais pessoas possam conhecer e ter acesso a essas sementes. ?Esse contato com o público é muito bom. Ontem, passaram por aqui estudantes que não sabiam como o algodão é produzido, então eu mostrei?, relata a produtora.

Sempre em busca de produtos diferentes, a aposentada Venilda Ferla, de Travesseiro, se interessou pelas sementes de caxi ou porongo chuchu (comestível) e de lágrimas de Nossa Senhora (grão ornamental e planta medicinal). ?Vamos encher o nosso cantinho de coisas naturais?, diz. 

Para o agrônomo da Emater/RS-Ascar de Nova Petrópolis, Luciano Ilha, hoje há um grande interesse nas sementes crioulas, pois elas são sinônimos de autonomia dos agricultores, que assumem o controle sobre a genética da semente, e de geração de produtos de qualidade e valor diferenciado. ?Além disso, essa estabilidade da produção permite ao agricultor garantir a segurança alimentar, ou seja, mesmo quando o tempo não é dos mais favoráveis, com ocorrência de secas e calor excessivo, por exemplo, essas sementes geralmente proporcionam alguma produção, garantindo alimento para as famílias e comunidades rurais?, acrescenta. 

Outra qualidade da semente crioula é que ela não é dependente de adubos químicos solúveis e agrotóxicos, inseticida, herbicida, fungicidas e outros tipos de insumos químicos. ?É a valorização da agricultura sem veneno?, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.