CI

MPA prevê queda de 25% na safra de fumo do RS


O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) inicia na próxima semana um roteiro de reuniões nas bases nos três estados do Sul para decidir formas de mobilização a fim de assegurar melhores condições de comercialização do fumo. A decisão ocorreu ontem durante o encontro de 50 líderes da entidade da região Sul, no Seminário São João Batista, em Santa Cruz do Sul. O coordenador estadual, Gilberto

Tuhtenhagem, informa que a quebra média é de 25% no Estado devido à estiagem.

Lideranças do MPA avaliam que a safra deste ano não superará 750 mil toneladas, com possibilidade de cair a 700 mil t. Tuhtenhagem afirma que a previsão de 880 mil t é uma estratégia da indústria como forma de intimidar os agricultores, assim como a portaria do governo gaúcho, que restringe o uso de créditos de ICMS pelas empresas exportadoras. Além dos problemas com a seca, diz Tuhtenhagem, há apreensão entre fumicultores com o preço e o rigor na classificação. A mobilização visa pressionar fumageiras e governo do Estado para que revejam critérios. O MPA quer ainda que o governo revise a lei que proíbe a exportação de fumo em folha. A Afubra mantém a expectativa de colher 882 mil t. Para o gerente técnico Iraldo Backes, a seca atingiu apenas as regiões Centro e Sul do RS. Segundo ele, pode haver queda na qualidade e o produtor receber menos por causa do rigor na classificação junto à indústria. Com isso, o valor médio ao agricultor na safra pode cair.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.