CI

MS: 68% dos produtores não adotam biológicos

Estudo da Aprosoja/MS ouviu 831 produtores em todo o Estado


Foto: Marcel Oliveira

Um levantamento feito no Mato Grosso do Sul pela  Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), mostrou que 68% dos produtores entrevistados não adotaram o uso de produtos biológicos. 

A pesquisa ocorreu na safra 2020/21 e visitou 1202 propriedades, ouvindo 831 produtores foram visitados nas etapas de plantio e desenvolvimento da soja. Cerca de 52% deles não souberam informar o motivo de não usar este tipo de produto.

Os técnicos identificaram que a região onde a maior parte dos produtores, cerca de 85%, fazem uso de produtos biológicos é a Região Sul-Fronteira. A região Centro também se destaca no uso de biológicos, em todas as demais o uso está abaixo ou igual a 35%.

De acordo com as informações divulgadas, 54% dos produtores utilizam o controle à base de fixadores de nitrogênio, 18% com nematicida biológico e 14% com fungicida microbiológico, outros 7% através de promovedores de ação microbiológico, 3% inseticida microbiológico, 2% bactericidas microbiológicos e apenas 1% adubo microbiológico.

O levantamento foi realizado em parceria com a Secretaria de Estado e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), por meio de recursos do Fundems e o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.