CI

MS: Calor prejudica hortaliças e preços aumentam 20%

Alface é um dos produtos mais afetados e oferta é reduzida


Além do desconforto geral para a população, onda de calor também está tendo reflexos sobre os preços das hortaliças que vão à mesa do consumidor campo-grandense. Somente na última semana, a alta já alcançou 20% entre os produtos comercializados na Central de Abastecimento de Campo Grande (Ceasa).

Além de chegar mais caros aos boxes do local, itens como alface e repolho também têm sido disputadíssimos por pequenos comerciantes, que depois vão revendê-los em feiras, sacolões, minimercados e mercearias da Capital, por causa da baixa qualidade – como muitos chegam murchos, pequenos e queimados em decorrência da alta temperatura – leva os melhores quem chegar primeiro. O resultado é que as folhosas simplesmente estão “sumindo” mais cedo do Ceasa. Foi o que aconteceu ontem, dia de pico, e deve se repetir amanhã e sexta-feira, dias em que pelo menos 3,5 mil pessoas e 2 mil carros movimentam o complexo.

“A onda de calor está prejudicando e muito a produção. Com as condições climáticas dos últimos dias, produtos que durariam um dia não conseguem permanecer em boas condições por todo esse período. Como a gente importa 85% do que comercializa, chegam produtos mais caros e de baixa qualidade. Na hora da seleção, dificulta e não estamos conseguindo atender à demanda”, reconheceu Cristiano Chaves, coordenador da divisão de Mercado e Estatística da Ceasa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.