CI

MS: Prefeitura faz ações para produtores e empresários na 50ª Expoagro

50ª Expoagro acontece de 23 de maio a 1º de junho



Palestras orientarão sobre a industrialização da carne e, no Pavilhão Comercial, agricultores vão expor amostras da produção local

A Prefeitura realiza uma série de ações dentro da 50ª Expoagro (Feira Agropecuária Internacional de Dourados), que acontece de 23 de maio a 1º de junho, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho.

Num estande montado no Pavilhão Comercial a Semafes (Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária) apresentará os projetos que desenvolve em apoio à produção rural, como os APLs (Arranjos Produtivos Locais) do Leite e do Peixe. O Pavilhão funciona na feira das 18h às 23h.

No estande também estarão em exposição produtos de Dourados, como a pupunha cultivada na região do Guaçú, o alface hidropônico do cinturão verde e o arroz preto. Os produtos das lojas da Economia Solidária de Dourados também estarão expostos.

As associações de produtores Avaleite, Agroform, Agrovargas e Promel também levarão sua produção para amostra e comercialização, assim como a Associação de Mulheres Rurais de Dourados e as associações de produtores dos assentamentos Amparo e Lagoa Grande. A Granol igualmente apresentará sua linha produtos.

“É uma vitrine da produção rural familiar de Dourados. É oportunidade que o prefeito Murilo está oferecendo para o pequeno produtor, através de suas associações, possa mostrar o que e como está produzindo”, diz o secretário Landmark Ferreira Rios. “As pessoas vão poder conhecer de hortifrutigranjeiros a doces e artesanato. Vai ter inclusive alguns produtos à venda”, acrescenta.

Palestras

Já a Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável) organizará duas palestras com foco principal nos empresários de casa de carne, açougue, supermercados, acadêmicos de veterinária, zootecnia e engenharia de alimentos. É voltado ao projeto “Casa de Carnes de Dourados”, que conta o apoio do SIMD (Serviço de Inspeção Municipal de Dourados).

O evento será no dia 30, no auditório do Sindicato Rural. Ás 13h30 tem a palestra “Cadeia produtiva da carne – Aspectos de processamento do campo até a comercialização”, com o professor Gerson Ribeiro Homem, coordenador do curso de Engenharia de Alimentos da UFGD. É especialista em desenvolvimento do modelo de produção de alimento e energia sustentável. Falará sobre o tema no âmbito cientifico da produção de alimentos, desde a industrialização até a cadeia produtiva da carne.

Às 14h45 o tema é “Requisitos Legais para Produção e Comercialização de Produtos Cárneos”, com Inês Bernardette Castro da Costa e Almeida, médica veterinária, fiscal federal agropecuário e, especializada em ciência e tecnologia de alimentos. Ela abordará os perigos e apresentará dados de surtos que ocorrem a partir de produtos de origem animal e suas formas de prevenção. Falará do papel da inspeção e questões legais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.