CI

MS: Produtores recebem orientação para incremento da produtividade

O plantio consorciado com milho pode garantir uma média de 5.5 sacas a mais de soja em relação ao plantio único


O plantio consorciado com milho pode garantir uma média de rendimento da soja de 5.5 sacas a mais em relação ao plantio único da oleaginosa. Em 2009, o resultado chegou a 14 sacas extras. Para 2012, a expectativa é de 8 a 10 sacas a mais. Esses resultados foram apresentados nesta quinta-feira (26) durante o giro tecnológico que tratou dos fatores que incrementam a produtividade e rentabilidade da soja e milho safrinha, na 16ª edição do Showtec, que acontece na sede da Fundação MS, em Maracajú (MS). O evento segue até esta sexta-feira (27).

Segundo o diretor executivo da Fundação MS, Dirceu Broch, o manejo do solo, aplicação correta de adubagem, a diversificação das cultivares, variação na época de semeadura e principalmente a adoção do sistema de plantio consorciado, com milho e soja ou ainda com diversificação da produção, integrando lavoura e pecuária, influenciam na produtividade. “O ideal é termos entre 70 a 75 sacas por hectare. Hoje a média está entre 55 a 60. O plantio consorciado pode contribuir significativamente”, ressalta.

Para garantir maior produtividade do milho, a regra é a diversificação das sementes. “Temos 200 híbridos disponíveis no mercado. O produtor precisa testá-los para ver a melhor resposta”, explica André Lourenção, pesquisador da Fundação MS. O manejo do solo também é essencial. “Com solo corrigido e bem tratado, podemos ter um aumento de 12% total na produtividade. A disposição correta das plantas gera ainda 13% a mais do esperado”, complementa.

Showtec - O Showtec 2012, maior evento rural do Centro-Oeste, deve receber um público de 15 mil pessoas em busca de novas tecnologias em agricultura. Com tema do evento é a "Produção de Alimentos com Consciência Ambiental", o Showtec 2012 é realizado pela Fundação MS, que comemora 20 anos da criação.

O evento conta ainda com a promoção do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo– Seprotur - e da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer-, da Federação da Agricultura e Pecuária de MS – Famasul, da Associação de Produtores de Soja – Aprosoja/MS e o Sindicato e Organização da Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul - OCB/SESCOOP/MS com o apoio da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul – Biosul, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Prefeitura Municipal de Maracaju, Sebrae/MS e Banco do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.