MS: soja registra “aparência cinematográfica”, afirma consultor do Senar/MS
CI
Imagem: Pixabay
SOJA

MS: soja registra “aparência cinematográfica”, afirma consultor do Senar/MS

Expectativa é de que a produção chegue a 11,5 milhões de toneladas
Por: -Lucas Rivas

Embora algumas áreas no Mato Grosso do Sul tenham registrado até 400 milímetros de chuva, neste atual ciclo agrícola, as lavouras de soja apresentam uma “aparência cinematográfica”. A avaliação foi dada nesta quinta-feira, 28, pelo engenheiro agrônomo, especialista em solo e consultor do Senar/MS, Ubirajara Fontoura. 

“As lavouras estão com um desenvolvimento e uma aparência cinematográfica, como há muitos anos não se via. Há uma expectativa de produção e produtividade, por área, muito elevada. No entanto, o excesso de chuva pode trazer alguns prejuízos porque o índice de luminosidade está muito baixo dificultando o enchimento de grãos e o processo completo de fotossíntese”, afirmou durante entrevista ao Agrolink.

Conforme Ubirajara Fontoura, os trabalhos de colheita devem ser intensificados a partir de 15 de fevereiro no MS. “De Sul a Norte as lavouras estão, praticamente, na mesma condição. A nossa expectativa é muito grande”, salientou. 

A expectativa é de que a produção chegue a 11,591 milhões de toneladas no ciclo 2020/2021. A Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) já havia informado, no começo de janeiro, que 90% da área plantada apresentava boas condições, 9% regular e apenas 1% em condições ruins.

Na safra 20/21, Mato Grosso do Sul deve atingir produtividade 53 sc/ha, chegando a produção de 11,591 milhões de toneladas. A área plantada está estimada em 3,645 milhões de hectares, aumento de 7,55% quando comparada com a área da safra 2019/2020, que foi 3,389 milhões de hectares.
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink