CI

MS é líder e referência no cultivo com integração lavoura pecuária

Evento em janeiro vai apresentar tecnologias e debater o tema


Evento em janeiro vai apresentar tecnologias e debater o tema

Mato Grosso do Sul tem atualmente dois milhões de hectares cultivados no sistema de ILPF (Integração Lavoura Pecuária e Floresta) e já contribui de forma isolada, com 20% da meta nacional na mitigação de gases de efeito estufa e isso tudo por causa das tecnologias desenvolvidas no Estado.

Programado para os dias 18, 19 a 20 de janeiro de 2017 em Maracaju, a 21º Showtec vai apresentar as novidades tecnológicas que estão sendo inseridas gradativamente a pecuária no ambiente científico.

Conforme o presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, a integração ILPF e ILP (Integração Lavoura e Pecuária) está cada vez mais sendo inserida e discutida no evento. "Esse é o sistema de produção que hoje tem sido visto por todo mundo como sustentável e de respeito ao meio ambiente, de efetividade no quesito de resultados ao produtor com segurança. A medida em que partimos para a diversificação, interação entre agricultura e pecuária isso se traduz ao produtor como resultados positivos".

Sobre o Showtec, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), afirma que os resultados dos outros 20 eventos, são mostrados no dia a dia. "MS é o primeiro em cultivar ILPF e é o primeiro em mitigação de gases de efeito estufa e tem sido o primeiro em avanço de produtividade graças a esse trabalho da ciência, pesquisa e também das novas tecnologias".

Ele diz ainda, que o governo vai continuar apoiando as pesquisas para o Estado continuar em desenvolvimento. "Se somos o primeiro Estado em mitigação de gases de efeito estufa, significa que contribuímos para um planeta melhor, um país melhor e um Estado melhor. Com esses resultados, podemos ocupar um espaço que está se abrindo para os produtos produzidos aqui".

Integração

De acordo com o presidente da Embrapa Gado de Corte, Cléber Soares, em relação a integração, cerca de 70% da área cultivada é em sistema de ILP. "O berço desse sistema é Maracaju e municípios ao redor. O Showtec é realizado nesse berço e tem sido fundamental nesse processo de difusão de tecnologias".

O Brasil tem 11,5 milhões de hectares atualmente existente no sistema de ILPF. "MS é o primeiro no país em área cultivada de integração, com duas combinações em ILP e pecuária floresta, esse último é muito cultivado principalmente na região da Costa Leste".

Para o presidente da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), Maurício Saito, Showtec é de total relevância para Mato Grosso do Sul. "Nos últimos 40 anos, na condição de importador de alimentos, tivemos uma evolução fantástica. De 1994 até a última safra, houve uma evolução que dobrou nossa produção em cima de aumento de área, isso tudo graças a introdução de novas tecnologias".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.