CI

MS é o quinto Estado na compra de vacinas contra aftosa

Mato Grosso do Sul comprou 6,9 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa


Mato Grosso do Sul está em quinto lugar no ranking da compra de vacinas contra a febre aftosa no Brasil, com 6,9 milhões de doses. Conforme informações do Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal), os estados que mais adquiriram vacinas até o momento foram Minas Gerais com 13,3 milhões, Mato Grosso com 10,3 milhões de doses, seguido por Rondônia com 8,8 milhões de doses e Goiás com 7,2 milhões.

Mato Grosso do Sul ficou em quinto lugar, apesar de ainda possuir o maior rebanho bovino do País, com 25 milhões de cabeças. A explicação a respeito disso se deve, conforme o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Roldão, ao Estado estocar vacinas. Roldão esclarece que a quantidade de doses compradas agora não significa que o Estado vacine menos que os vizinhos. “Isso depende do estoque que ficam nas revendas e os outros estados podem ter comprado vacinas para outras fases. Não tem como avaliar a vacinação do rebanho em cima desses dados”, comenta.

Segundo Roldão, no mês de maio devem ser vacinadas 11 milhões de cabeças, de animais até 24 meses. Em fevereiro no Estado ele afirma que o índice de vacinação foi de 98%, dos bezerros de 0 a 12 meses. Já em novembro a vacinação será de todo rebanho, de mamando a caducando.

Conforme informações da assessoria de imprensa do Ministério da Agricultura, este ano a comercialização de vacinas contra febre aftosa no Brasil pode atingir novo recorde, já que os dados indicam que já foram comercializadas mais de 80 milhões de doses.

De acordo com o presidente do Sindan, Emílio Salani, a expectativa da entidade é superar o recorde de comercialização já alcançado em 2004, de 348 milhões de doses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.