MS está em emergência por causa de incêndios
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,046 (0,55%)
| Dólar (compra) R$ 5,60 (-0,69%)

Imagem: Pixabay

ALERTA

MS está em emergência por causa de incêndios

Todos os municípios do estado estão sofrendo estiagem e fogo se alastra
Por: -Eliza Maliszewski
153 acessos

O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, confirmou que assinou nesta segunda-feira (14), o decreto de situação de emergência em todo o estado devido aos incêndios e a forte estiagem. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial e  tem validade por 90 dias. O objetivo é acionar ações conjuntas no combate aos focos de calor e reduzir os danos causados.

Desde o início do ano os incêndios destruíram cerca de 1,4 milhão de hectares de vegetação no Mato Grosso do Sul. Segundo informou à Agência Brasil o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, o reconhecimento federal do decreto será feito ainda hoje, o que permitirá a aprovação de planos de trabalho e a liberação de recursos financeiros. "Vamos dar ao Mato Grosso do Sul todo o apoio e recursos necessários para vencermos este desafio", disse.

O decreto permite contratações emergenciais, dispensando licitações, de bens e serviços necessários, como o aluguel de aeronaves e carros-pipa, e a compra de equipamentos para os brigadistas, além da realização de obras de reconstrução que possam ser concluídas em até 90 dias. O documento também autoriza que voluntários reforcem as ações do Estado em qualquer tipo de vegetação, em áreas legalmente protegidas ou não, e também naquelas onde a fumaça, a fuligem e outros efeitos dos incêndios provoquem a queda da qualidade do ar.

Todos os 79 municípios sul-mato-grossense estão sendo afetados pela grave estiagem que castiga a região central do país, fazendo com que o fogo se alastre também pelo Mato Grosso e Tocantins. Esta é a maior seca em 47 anos e os maiores efeitos são vistos no Pantanal, onde as ações devem ser mais intensas. 
 

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink