CI

MS negocia abertura do mercado chileno para carne bovina

Uma importante parceria comercial para a carne bovina Sul-Mato-Grossense pode ser firmada esta semana durante o “Workshop Brazilian Beef”, que acontece em Santiago/Chile


Uma importante parceria comercial para a carne bovina Sul-Mato-Grossense pode ser firmada esta semana durante o “Workshop Brazilian Beef”, que acontece em Santiago/Chile. A secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Seprotur) participa do evento que propõe seminários e rodada de negócios entre exportadores brasileiros e importadores chilenos. A ação é liderada pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e acontece no dia 9 de julho, a partir das 9h30, no Hotel Sheraton Santiago.

O Chile foi um importante importador de carne bovina brasileira – estando entre os três principais destinos do produto brasileiro em 2005 – porém devido a episódios sanitários ocorridos naquele ano a comercialização para o país foi suspensa. Naquele mesmo ano o Brasil exportou para o Chile US$ 198,9 milhões em carne bovina (resfriada e congelada), um volume de 104,2 mil toneladas dos quais 2 mil toneladas teve como origem Mato Grosso do Sul (Dados Secex/MDIC). Atualmente o Estado possui outras parcerias comerciais com aquele país – como soja, açúcar, milho e farelo, principalmente – mas ainda não conseguiu reabrir o mercado, ao contrário de outros estados brasileiros.

Em 24 de junho passado, conforme Circular n.º 546/2009/CGPE/DIPOA do Ministério da Agricultura (Mapa), as autoridades sanitárias chilenas reconheceram oito estados brasileiros como livres de febre aftosa com vacinação: Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Sendo assim, a carne bovina originária dos estados citados, desde que abatida em estabelecimentos habilitados, poderá ser exportada para o Chile. Conforme a Circular n.º465/2009/CGPE/DIPOA do Mapa, de 23 de abril passado, já estão habilitados para o mercado chileno 16 estabelecimentos, sendo que as unidades estão nos estados de Mato Grosso (5), Minas Gerais (4), Goiás (4) e São Paulo (3).

Desde o início desse ano o governador André Puccinelli e a secretária Tereza Cristina vêm tendo constantes audiências no Ministério da Agricultura, pedindo interveniência do órgão para agendamento de uma missão de técnicos daquele país ao Estado. A secretária afirmou que na ocasião do workshop voltará a requerer a habilitação para Mato Grosso do Sul. “Temos a mesma condição sanitária dos demais estados habilitados, mas para reabrir o mercado precisamos de uma visita técnica para verificação das condições sanitárias atuais”, explica a Secretária. Um vídeo institucional sobre o sistema de produção pecuário no Estado também será distribuído às autoridades e potenciais importadores chilenos de carne bovina.

O EVENTO

Já confirmaram presença oito empresas brasileiras habilitadas para exportar carne bovina para o Chile (Bertin, Frialto, Frisa, JBS, Mataboi, Marfrig, Minerva e Sadia), além de autoridades sanitárias do Mapa. Do lado chileno, até o momento 89 pessoas estão confirmadas, entre eles: importadores de carne, principais revendedores (supermercados e atacadistas) e compradores finais (restaurantes/cadeia de hotéis), críticos gastronômicos e jornalistas.

Segundo o Diretor Executivo da Abiec, Otávio Cançado, “o objetivo do seminário é conceder informações aos importadores chilenos referente à cadeia produtiva da carne brasileira, sobre os produtos que temos à oferecer (variedade de cortes) e principalmente para retomar os índices exportados em 2005, quando o Chile era um dos nossos maiores importadores de carne”.

PROGRAMAÇÃO

08:30 Coletiva de Imprensa com o Secretário de Defesa Agropecuário do Mapa, Inácio Kroetz e o Diretor Executivo da Abiec, Otávio Cançado. (Salón Providencia).

09:30 Credenciamento e Coffee Break (Salón San Cristóban C)

10:00 Abertura – Embaixador do Brasil no Chile, Mario Vilalva

10:15 Apresentação do Secretário de Defensa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz

10:45 Apresentação do Diretor Executivo da Abiec, Otávio Cançado

11:15 Debate

11:30 Rodada de Negócios (Salón San Cristóban C)

14:00 Almoço oferecido pela Abiec com degustação de carne bovina brasileira (Salón El Quixote)

15:30 Seminário com o setor privado brasileiro. Apresentação do mercado chileno por Rodrigo Landa e apresentação do Serviço Sanitário Chileno pelo veterinário Julio Urzúa. (Salón San Cristóban C)

17:00 Encerramento

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.