CI

MS ofertará trigo

Mato Grosso do Sul oferece 10 mil toneladas de trigo para leilão


Mato Grosso do Sul ofertará 10 mil toneladas de trigo no leilão do Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) que será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na próxima quinta-feira, 20 de janeiro. A inclusão do Estado nos leilões do PEP de trigo ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Eduardo Riedel, em audiência com o ministro da agricultura, Wagner Rossi, oficializou o pedido de participação do Estado no PEP do cereal.

Segundo divulgou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) o objetivo da operação é garantir o preço mínimo de R$ 477,00 para o trigo Classe Pão tipo 1. Na última safra, Mato Grosso do Sul colheu 65 mil toneladas do grão.

No total, 390 mil toneladas do produto, das safras 2008/9 e 2009, encontram-se disponíveis para o leilão. São 190 mil do Paraná, 150 mil do Rio Grande do Sul, 30 mil de Santa Catarina, 10 mil de São Paulo e 10 mil de Mato Grosso do Sul.

Além de MS, os produtos estão estocados em armazéns nos estados de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo. O valor do prêmio ainda não foi divulgado pelo Mapa.

O Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) é um valor caracterizado como incentivo concedido pelo governo à agroindústria ou cooperativa que adquire o produto pelo preço mínimo diretamente do produtor rural e leva para regiões que demandam necessidade de abastecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.