CI

MS terá Laboratório de Fertilidade do Solo e Herbário

Estrutura permitirá estudos mais aprofundados dos solos e da biodiversidade


Foto: Pixabay

O Sul do Mato Grosso do Sul vai receber um novo laboratório de solo e um herbário. A estrutura construída terá 481 metros quadrados, sendo 150 m² para o herbário e 331 m² para o laboratório. A previsão de conclusão da obra é julho de 2023. Além da construção, o valor inclui a aquisição de mais de 70 equipamentos de laboratório, um micro-ônibus de 25 lugares, um motogerador para autonomia de energia e um novo transformador.

O investimento é uma parceria entre a Itaipu Binacional e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) – Unidade Mundo Novo e vai custar R$ 7,8 milhões. “Esse investimento que estamos fazendo na região vai ao encontro de uma necessidade muito importante, que é a conservação da qualidade da água e da vida útil do reservatório, permitindo a geração de energia”, avaliou o diretor de Coordenação da Itaipu, general Luiz Felipe Carbonell.

O local vai permitir estudos voltados para reduzir os danos ambientais causados pela erosão que sedimenta os rios que abastecem Itaipu. Do montante mais de 700 mil reais serão investidos no desenvolvimento de 10 projetos de pesquisa e oito projetos de extensão. Treze pesquisadores estão envolvidos nas atividades. “Esta parceria proporcionará novos horizontes, para que tenhamos um desenvolvimento sustentável nos empreendimentos agrícolas do Estado”, disse o reitor da UEMS, Laércio Carvalho. O projeto também vai viabilizar a implantação do curso de Agronomia no local. 

O acesso facilitado e de menor custo permitirá que produtores rurais da região, especialmente pequenos produtores, possam solicitar análises de solo e melhorar o diagnóstico químico e físico de suas áreas cultivadas, permitindo o uso racional de corretivos e fertilizantes por meio de recomendações adequadas e reduzindo a erosão.

O Herbário de Mundo Novo será o primeiro da UEMS. A ideia é que seja utilizado, entre outras funções, para armazenar exemplares da flora do Refúgio Maracaju, pertencente à Itaipu Binacional, localizado na divisa Brasil/Paraguai, entre as cidades de Mundo Novo e Salto del Guairá.

* com informações da assessoria de imprensa
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.