CI

MS terá unidade de produção de adubos verdes

Meta é promover o intercâmbio de sementes de leguminosas utilizadas como adubos verdes


A Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Estado (DPDAG-SFA/MS) implantou uma unidade demonstrativa de adubos verdes na Fazenda do MAPA, antigo IBC, em Bandeirantes. Os trabalhos de preparação do solo e semeadura das leguminosas foram coordenadas pelos técnicos, Valter Loeschner da DPDAG-SFA/MS e Clemerson Trindade Melão da Agraer/MS. A meta é promover o intercâmbio de sementes de leguminosas utilizadas como adubos verdes entre os 17 bancos comunitários de sementes que ainda não estão consolidados no Mato Grosso do Sul, além de ofertar sementes para atender novos municípios e criar novos bancos de sementes.

O projeto de dois hectares, divididos em oito lotes, abriga 15 espécies de leguminosas utilizadas como adubos verdes e conta com o apoio da Coordenação de Agroecologia (Coagre) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDC/MAPA), da Agraer/MS e conta com o aval do Superintendente Orlando Baez.

A necessidade de criar esse projeto de produção de sementes de adubos verdes em Bandeirantes surgiu em função da dificuldade encontrada pelos produtores e assentados em adquirir no mercado esse tipo de sementes. Em todo o País, são pouquíssimas as empresas especializadas na produção de sementes de leguminosas e no Estado temos apenas duas empresas do ramo. Outro fator decisivo foi a necessidade de termos uma área próxima a Campo Grande onde os alunos de universidades, escolas e produtores, pudessem conhecer um pouco mais sobre o manejo dessas leguminosas, além de facilitar a ampliação do número de espécies de adubos verdes acessíveis aos produtores agroecológicos sul-mato-grossensses.

Em 2008 e 2009 a SFA/MS-MAPA distribuiu sementes de leguminosas em 22 municípios do Estado e hoje estão formados 17 Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes, dos quais, quatro, plenamente consolidados, que inclusive, já estão auxiliando na formação de novos bancos, como é o caso do banco de sementes de Jaraguari, coordenado pelo produtor Sakae Kagohara, que enviou sementes do programa para iniciar um novo banco com os produtores do Projeto Pais no município de Três Lagoas.

A condução dos trabalhos dos bancos comunitários de sementes vem sendo acompanhado pelos técnicos da Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da SFA/MS. De 2008 para cá foram distribuídos 1.600 kg de sementes de Mucuna Preta, Mucuna Anã, Feijão Guandu, Crotalária Júncea, Feijão de Porco e Nabo Forrageiro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.