CI

MS terá usina da Petrobras para produção de biodiesel


A Petrobras vai implantar uma usina experimental para a produção de biodiesel em Mato Grosso do Sul. Essa foi uma das resoluções da reunião entre o governador em exercício, Egon Krakhecke, e os diretores da Petrobras, Ildo Sauer (Gás) e Paulo Roberto Costa (Abastecimento), nesta terça-feira (18-01), no Rio de Janeiro.

Conforme a Agência Popular, a iniciativa, cujo valor ainda está em aberto, será formalizada com a assinatura de um convênio entre o governo do Estado e a Petrobras, na próxima visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Mato Grosso do Sul, prevista para fevereiro.

“A Petrobras tem uma política para descentralizar a produção do biodiesel no país e isso interessa diretamente ao nosso Estado, que já tem trabalhado para gerar tecnologia para produzir combustíveis alternativos”, afirmou Krakhecke após o encontro com os dirigentes da estatal.

Mato Grosso do Sul já conta com um Programa Estadual do Biodiesel – que articula órgãos do governo do Estado, como a Seplanct (Secretaria de Planejamento, Ciência e Tecnologia) e a Fundect (braço estadual para o financiamento de pesquisas científicas) aos cientistas que estão produzindo conhecimento e tecnologias para a produção de biodiesel.

As pesquisas para a produção de biodiesel em MS estão concentradas no nabo forrageiro como matéria-prima, mas na reunião desta terça-feira Egon e os diretores da Petrobras discutiram o uso da mamona e da soja como alternativas.

Como pode ser produzido a partir de todo óleo vegetal e até animal, como óleo de peixe, o biodiesel é uma alternativa mais barata e menos poluente de combustível. Na sua combustão, não há emissão das substâncias mais poluentes (que contêm enxofre), encontradas nos combustíveis fósseis.

O governador em exercício deve retornar hoje a Campo Grande.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.