MS vacina animais na região dos focos da febre aftosa

Agronegócio

MS vacina animais na região dos focos da febre aftosa

A vacinação contra a febre aftosa começou a ser realizada nesta semana, na área de risco sanitário
Por:
2 acessos

A vacinação contra a febre aftosa começou a ser realizada nesta semana, na área de risco sanitário, compreendida pelos três municípios (Japorã, Eldorado e Mundo Novo), do Mato Grosso do Sul, nos quais foram registrados os 34 focos da doença, entre outubro de 2005 e abril de 2006. A previsão é que 120 mil animais sejam imunizados.

A vacinação deve ser com agulha oficial, ou seja, com acompanhamento dos técnicos da Agência de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Paralelamente deve haver a identificação individual dos animais, com brincos, a ser fixados em todo o rebanho. Também está prevista para este mês a volta do abate sanitário dos animais, em número ainda não confirmado.

Na região da área de risco sanitário, também será coletado material para a realização do inquérito sorológico, que avaliará a circulação viral de febre aftosa. No restante do Estado, a primeira etapa de coleta para a sorologia, exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), terminou na quinta-feira da semana passada.

O trabalho estabelece que os animais envolvidos no inquérito sorológico (36 mil em cada uma de duas amostragens) não podem ser vacinados contra a aftosa, a não ser que haja autorização oficial.

No restante das regiões do Planalto, a vacinação terminou no dia 31 para os rebanhos de bovinos e bubalinos. A comunicação (registro) oficial deve ser feito na Iagro até o dia 15. No Pantanal, a campanha prossegue até o dia 15 de junho e o registro pode ser feito até o dia 30. Em todo o Estado, a previsão é vacinar cerca de 24,7 milhões de animais.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink