CI

MSD Saúde Animal oferece aplicativo de monitoria sanitária gratuito ao mercado da suinocultura

Aplicativo pode ser acessado por todos os profissionais que realizem inspeções monitoria de rotina


Foto: Pixabay

O cuidado com a sanidade dos animais durante toda sua vida é fator crucial para garantir a eles bem-estar e bom desempenho produtivo. Na suinocultura não é diferente. 4º maior produtor mundial de proteína suína, o Brasil preza por diretrizes rigorosas.

Por isso, pensando em auxiliar a rotina comum dos profissionais de monitoria de pulmões e cornetos nasais em frigoríficos a fim de verificar o nível de controle de doenças como Pneumonia e Rinite Atrófica e eficácia das vacinas, a MSD Saúde Animal oferece ao mercado o Respig Monitor, um aplicativo disponível para Android e iOS que auxilia na realização das monitorias sanitárias.

Os veterinários que acompanham a produção de suínos realizam essas avaliações para determinar o efeito dos protocolos vacinais que eles recomendam no campo. O Respig foi desenvolvido com base nas diretrizes e metodologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), para auxiliar nesse processo e está disponível a todos os profissionais técnicos e veterinários que realizam as análises de sanidade dentro dos frigoríficos. Com ele, o trabalho de monitoria e acompanhamento de abate é facilitado, com laudos entregues com muito mais rapidez e assertividade, permitindo anexar fotos, fazer notas e compartilhar impressões, além de apoio para análise e entrega dos resultados.

"A realização das monitorias no abate é um componente importante no acompanhamento sanitário do sistema de produção. Elas ajudam a mensurar o nível de controle dessas doenças e, uma vez que elas são identificadas, devem ser interpretadas em conjunto com monitorias clínicas, patológicas e laboratoriais", explica Robson Gomes, médico-veterinário e gerente de produtos da área de suinocultura da MSD Saúde Animal.

A modernização do processo está relacionada também à melhor gestão dos processos, pois permite ainda que os resultados finais sejam entregues com abordagens muito mais robustas, uma vez que o app tem, internamente, tabelas de interpretação de dados que auxiliam nas conclusões da vistoria. Fazer essa monitoria ajuda os suinocultores a evitar prejuízos em sua produção e administrá-la com mais assertividade. O gráfico abaixo, por exemplo, mostra o Impacto da Rinite Atrófica Progressiva (IRA) sobre o ganho de peso diário e a conversão alimentar, esclarecendo, conforme gráfico abaixo, o impacto, por exemplo, sobre o ganho de peso diário conversão alimentar é bastante claro em relação ao impacto que a enfermidade pode ter nos animais.

A precisão e o cuidado na hora de fazer essas análises são dois fatores cruciais, pois ajudam a mensuração correta de doenças, permitindo que os dados sejam interpretados corretamente e que, se necessário, a necessidade de ações corretivas seja informada e que providências sejam tomadas pelos responsáveis. "Nós, da MSD Saúde Animal, acreditamos muito no poder que a inovação e a tecnologia têm na vida das pessoas, por isso investimos constantemente em novas ferramentas capazes de melhorar a vida dos trabalhadores do campo. No futuro, este tipo de análise poderá ser feito automaticamente, através do uso da inteligência artificial" aponta Robson.

O Respig existe no Brasil desde 2019 e está disponível também em outros países, como Panamá, Nicarágua, Guatemala, Costa Rica e Colômbia. O app já ajudou na realização de análises em mais de 43 mil pulmões e 2 mil cornetos nasais de suínos.

O aplicativo é totalmente gratuito e voltado para os profissionais mercado. "A nossa iniciativa de levar essa ferramenta facilitadora à suinocultura está ligada à nossa compreensão a respeito da importância da sanidade na produção de proteína. Queremos ajudar os profissionais que cuidam da saúde dos animais durante o processo de criação a tomar as melhores decisões, baseadas em ciência, fatos e dados", finaliza Robson.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.