MT: aviões vão atuar contra queimadas
CI
Imagem: Divulgação
ALIADOS

MT: aviões vão atuar contra queimadas

Serão oito aeronaves utilizadas no combate aos incêndios, principalmente no Pantanal
Por: -Eliza Maliszewski

Mato Grosso, um dos estados mais atingidos pelos incêndios florestais, ganha aliados aéreos no combate às chamas. Serão 8 aeronaves que vão atuar principalmente no Pantanal. Seis já eram utilizadas e mais duas foram contratadas. Um dos aviões terá capacidade de armazenagem de água de três mil litros e outro de dois mil litros. Uma terceira aeronave será contratada para uso na semana seguinte.

Também atuam no combate ao fogo três helicópteros, mais de 40 viaturas, maquinário e caminhões-pipa e cerca de 40 equipes com 2500 profissionais desde bombeiros militares, voluntários, integrantes da Defesa Civil, da Marinha e do Exército. Também foram investidos R$ 500 mil no posto de atendimento a animais silvestres no pantanal e mais R$ 300 mil ainda serão aportados para reforçar o resgate dos animais atingidos pelos incêndios na região.

No último final de semana a chuva que caiu amenizou um pouco os focos no Estado.  A precipitação em Poconé, ajudou a diminuir a velocidade de propagação das chamas no Pantanal que sofre há quase dois meses com o fogo e já está 15% queimado. Segundo o Inpe, neste ano, foram identificados 15.756 focos de calor no Pantanal. Antes disso, o maior número tinha sido registrado em 2005, 12.536 focos.

O governador Mauro Mendes deve formalizar nesta segunda-feira (21) o pedido ao governo federal para envio da Força Nacional para auxiliar no combate. 
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink