CI

MT: Colheita de soja será concluída em abril

Ritmo dos trabalhos tem sido ditado pelas chuvas


A colheita da safra 10/11 de soja, em Mato Grosso, avançou até a última quinta-feira, por 81,1% da área plantada, que nesta temporada ocupa 6,4 milhões de hectares. De acordo com o levantamento divulgado ontem pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o percentual indica que as colheitadeiras passaram por pouco mais de 5,1 milhões de hectares. O ritmo dos trabalhos tem sido ditado pelas chuvas que têm retardado a coleta dos grãos. No ano passado, a colheita se encerrava no final de março e se as precipitações permitirem a mesma cadência desta semana, os trabalhos se encerrarão na primeira semana de abril.

De acordo com o Imea, os trabalhos de colheita progrediram esta semana no Estado, em função de chuvas menos rigorosas e intensas. Ainda assim, no comparativo com o ritmo observado há um ano, há uma diferença de 16,9 pontos percentuais (p.p.) em desfavor da atual temporada.

Ainda no levantamento, o Imea destaca que ainda “não houve reporte de perdas, apenas relatos de produtores com relação ao excesso de umidade nos grãos na região noroeste”. O nível de umidade é utilizado pelas tradings como desconto sobre o total a ser pago por tonelada. Assim, o produtor, mesmo obtendo produtividade que lhe garanta receita, corre o risco de produzir mais e receber menos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.