MT: custo de produção de soja 22/23 sobe
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
LEVANTAMENTO

MT: custo de produção de soja 22/23 sobe

Fertilizantes e corretivos e o custeio tiveram significativa alta
Por: -Eliza Maliszewski

O Instiuto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a 1ª estimativa para o Custo de Produção da safra de soja 22/23 em Mato Grosso. De acordo com o relatório, fatores fundamentais para o cultivo tiveram altas significativas, fazendo com que o CP para a próxima safra seja o maior já registrado pelo Instituto.

O custeio apontou elevação de 54,85% ante a safra 21/22, estimado em R$ 4.547,31/ha, com os fertilizantes e corretivos registrando a maior alta (+96,04%). Essa valorização foi puxada, sobretudo, pelos macro (+103,20%) e micronutrientes (+31,97%), que registraram alta em função da baixa disponibilidade mundial, além da valorização da moeda norte-americana ante ao real, uma vez que grande parte dos produtos são importados e cotados a dólar.

Ademais, as sementes de soja também apontaram elevação (+65,84%), reflexo do aumento da saca de soja durante a safra, bem como o crescimento da demanda pelo insumo. " É importante que o produtor se atente ao melhor momento para travar seus insumos, a fim de garantir a manutenção da rentabilidade da lavoura", diz o boletim.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.