CI

MT: Demanda valoriza arroba da vaca


O aumento nos abates de fêmeas resultou em preços interessantes à vaca gorda para os pecuaristas de Mato Grosso. No último ano, a alta registrada foi de 32,8%, passando de R$ 77,97 a arroba em 2013, para R$ 103,56/@ neste ano, conforme apontam dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).


O superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari, explica que apesar da alta beneficiar o bolso dos pecuaristas, o crescimento dos abates de fêmeas impactará no tamanho do rebanho do Estado. Por outro lado, justifica que a redução do rebanho não representará menor oferta futura de carne. “A pecuária mato-grossense está mantendo altos índices de produtividade”, diz.

De acordo com o Imea, a maior demanda por fêmeas pode ser explicada, em partes, pela falta de boi terminado para a indústria mato-grossense. Em Mato Grosso, a participação das fêmeas nos abates totais do Estado subiu de 45% para 52% em 2014. No noroeste mato-grossense, por exemplo, 60% dos abates realizados neste ano foram de fêmeas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.