CI

MT: dia de campo mostra tecnologia para diversificação de culturas

Objetivo do evento foi apresentar resultados de pesquisas e tecnologias


Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, técnicos agropecuários, estudantes e pesquisadores, participaram do Dia de Campo sobre Diversificação de Culturas, no Campo Experimental da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), no município de Tangará da Serra. O objetivo do evento foi apresentar resultados de pesquisas e tecnologias voltadas para o agricultor familiar.

Durante a visita, os participantes percorreram cinco estações. Na primeira estação, o pesquisador Welington Procópio e o extensionista Eliel Ferreira Porto esclareceram sobre os trabalhos da extensão rural, pesquisa e Sistemas Agroflorestais executados no município. Na segunda, a pesquisadora Dolorice Moreti abordou sobre variedades produtivas de mandioca utilizadas na mesa e indústria.

Na terceira estação, o pesquisador Humberto de Carvalho Marcílio falou sobre genótipos de bananeira e o professor da Unemat, Roberto Savelli Martinez, sobre produtos biofortificados. A cultura do feijoeiro comum foi debatida na quarta estação e o pesquisador Valter Martins de Almeida apresentou a pesquisa e desenvolvimento de cultivares de feijão. Na última estação, o pesquisador Hélio Gaspar Kist destacou a cultura do abacaxizeiro e adubação orgânica.

O presidente da Empaer, Layr Mota Silva, destacou que o evento trouxe tecnologias significativas para a agricultura familiar, possibilitando lucro e renda. O Dia de Campo mostrou ainda o esforço e a dedicação dos pesquisadores em apresentar a evolução dos produtos e seu uso. “A maioria dos alimentos que consumimos no dia a dia vem de outros Estados. Queremos virar esta página e isto começa em dia como este. Além de divulgar o trabalho, este dia visa consolidar a imagem da pesquisa, assistência técnica e extensão rural em Mato Grosso”, enfatiza.

O supervisor do Campo Experimental, Welington Procópio, explicou que o evento envolveu produtores rurais e a sociedade. A finalidade foi contribuir com a segurança alimentar e oferecer alternativa de produção para os agricultores. “Há muito tempo que a Empaer não fazia um evento desta magnitude em nosso município voltado para o agricultor familiar”, destaca.

Participaram do Dia de Campo o deputado federal, Ezequiel Fonseca; o prefeito de Tangará, Fábio Martins Junqueira; os diretores da Empaer, Antonimar Marinho dos Santos, Rogério Monteiro Costa e Silva; coordenador de Pesquisa e Fomento, Sebastião Campos, chefe do Crptt, Nara Regina Gervini Souza, supervisores, pesquisadores, técnicos e funcionários da Empaer.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.