CI

MT: exportação de algodão em julho atinge menor volume em 3 anos, segundo Secex

Porém, até dezembro, MT deve embarcar mais em 208 mil/t



Em julho, o estado de Mato Grosso exportou 5,2 mil toneladas de pluma, arrecadando US$ 9,9 milhões, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Assim, julho de 2014 registrou o menor volume embarcado desde junho de 2011. 

Isso ocorre devido a parte ofertante estar esperando melhores remunerações, haja visto que mesmo quando o preço em Nova Iorque estava bom, para contratos para julho 2014, a base estava extremamente negativa, derrubando os preços oferecidos aos produtores.

Já do lado demandante, estes estavam à espera de mais queda, pois os contratos com vencimentos mais longo mostravam essa tendência no mercado. A expectativa para o restante do ano é de que as exportações aumentem, conforme projeção divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil ainda pode exportar 500 mil toneladas até o final do ano, e Mato Grosso possui representação histórica de 60% nos embarques brasileiros. Com isso, as 92,6 mil toneladas exportadas pelo Estado até o momento podem se elevar em 300 mil toneladas até dezembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.