CI

MT: exportações do milho apresentam queda

Queda representa 32,94% a menos em relação ao mesmo período do último ano.


O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços divulgou os dados das exportações do milho no Mato Grosso referentes ao mês de outubro - apresentando 1,99 milhão de toneladas, o que representa 32,94% a menos em relação ao mesmo período do último ano. 

Conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA), O volume continua vindo menor do que o esperado em decorrência do alongamento na janela de exportações da soja, além do aumento com os custos do frete rodoviário. No entanto, apesar ainda do baixo volume das exportações, o Irã ampliou as importações em 85,7%, quando comparadas às do mesmo período da safra passada (julho a outubro), liderando as destinações do milho mato-grossense com 43,2% dos embarques.

O crescimento é justificado pelos imbróglios políticos entre o país e os Estados Unidos, o que fez com que os iranianos procurassem outros mercados para a compra do cereal. Caso o Irã e o Brasil continuem estreitando relações comerciais, as exportações do milho brasileiro podem continuar sendo beneficiadas, sobretudo no estado do Mato Grosso. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.